([email protected])

No antigo regime feudal, o povo era educado por sacerdotes e a Igreja mantinha controle exclusivo de ensino. Nos tempos da Rerum Novarum as aspirações da burguesia no campo pedagógico enunciadas por Rousseau se concretizam com o advento da escola laica. A burguesia era inimiga da Igreja e ao mesmo tempo necessitava dela. No campo pedagógico, exigia uma educação primária para as massas, e uma educação superior para as técnicas e um ensino médio para seus filhos. Não menos diferentes, era o projeto pedagógico das escolas católicas, que sob a responsabilidade de inúmeras congregações religiosas surgidas no seio da Igreja, preparava a mão de obra disponível e os técnicos dirigentes de que a burguesia necessitava.

A ausência de uma proposta pedagógica “strictu sensu”, na Rerum Novarum, para a classe trabalhadora, significa confiar e autorizar o projeto pedagógico burguês para os trabalhadores e seus filhos. Perdeu o soberano pontífice uma grande oportunidade de oferecer ao mundo, junto com o seu projeto social e econômico, uma proposta pedagógica universal para os trabalhadores, como fizeram K. Marx, Robert Owen e outros.

A alternativa pedagógica ao projeto burguês, veio, não da Igreja, mas dos socialistas e marxistas.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]