Ao invés de afirmar que o LIXO é um problema mundial, digamos como os amantes da educação ambiental e atividades ecológicas: O LIXO não é problema. É solução. O LIXO é matéria prima.

Á proporção que o nosso Planeta se desenvolve e cresce, a produção do LIXO se multiplica consideravelmente. Nunca se produziu tanto LIXO no Brasil como nos dias atuais. São Paulo, Rio de Janeiro, e Minas Gerais produzem mais LIXO do que o Acre, Alagoas, Ceará, Amapá, Paraná, Bahia, Amazonas, Tocantins, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás e Santa Catarina, perfazendo um total de 74.000 toneladas anuais de resíduo, excluindo os resíduos industriais e de saúde, pois, se assim o fizessem, os nossos aterros chegariam ao colapso. Esta informação nos foi oferecida pela Associação Brasileira de Empresas Públicas e Resíduos Especiais (ABRELPE).

A educação ambiental visa entre outras metas, o tratamento e destino do LIXO.
Todas as pessoas devem acreditar num mundo novo e sustentável e proporcionar sua participação ativa e contínua para que esta realidade se concretize. “A educação hoje ou é ambiental, ou não é”.

Comecemos pela coleta, seleção e reciclagem do lixo comum, envolvendo apenas papel, papelão, vidro, plástico e metal. Este trabalho poderá ser efetuado por membros de alguma associação, como a nossa já tão conhecida ASPROMA (Associação dos Protetores do Meio Ambiente), colégios, escolas, empresas, repartições públicas que encaminharão o produto arrecadado para os centros responsáveis.

Os resíduos, industriais e de saúde, tóxicos reativos inflamáveis, corrosivo e que tanto perigo oferecem ao meio ambiente, exigem aterros sanitários compatíveis com a amplitude da realidade em questão e por isso mesmo, são poucos em nosso PAÍS.

O aproveitamento to LIXO como salvação ambiental é de uma grande abrangência social, econômica e humana.

Aquele antigo “catador de lixo” será promovido pessoalmente com dignas condições de trabalho e garantia de sobrevivência.
A eliminação dos resíduos nas ruas e campos purifica o ambiente, proporcionando melhor salubridade e encanto.

Todas as pessoas devem se unir num só pensamento de salvar o nosso mundo, impulsionadas pelo mais profundo amor social e civismo. Isso é humanismo.
Os responsáveis pelo destino público devem agir prudentemente com aqueles que labutam com o LIXO.
Eliminar drasticamente um LIXÃO de onde muitas pessoas tiram o seu sustento pode provocar problemas sociais, como a marginalização.
Enfim, salvamos o nosso Planeta, contribuindo, ajudando e informando como protegê-lo.
Transformemos a nossa morada – A TERRA, dádiva gratuita do CRIADOR, num grande e encantador jardim. Há maior ou mais maravilhosa conquista?
Alguém afirmou que o mais alto sonho de Deus é um jardim. No paraíso não havia templos nem altares. Deus andava no meio do jardim.

* Autora do livro Retalhos do Coração.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]