Etelvino Lins, Governador de Pernambuco, 1952/1955, criou uma rede de ginásios estaduais. Aluno terminava o curso primário no interior. Teria que fazer o ginasial na capital, imagine! Poucos conseguiam por razão econômica.

Em 1954, houve uma revolução no ensino oficial, surgiu em Jaboatão dos Guararapes o primeiro ginásio oficial, na área metropolitana. Em 1955, Beberibe, na capital, o segundo. Funcionavam nos grupos escolares do primário emprestado. O primário diurno, ginásio noturno, com nova direção.

A rede escolar cresceu, cresceu muito! O professor e o funcionalismo eram os únicos sofredores. Não havia nenhum vínculo empregatício, a não ser o “contrato verbal, boca a boca”O Diário Oficial desconhecia esse pessoal. O funcionário ROMILDO FERNANDES DA ROCHA é morto por atropelamento. A família desamparada. Para não morrer de fone, a viúva assume o trabalho do marido, nas mesmas condições, “contrato boca a boca”. O pagamento do “salário”atrasava 2, 3 meses. Recebia por verba material. Ironicamente, diziam que era de P.H. (papel higiênico). A Espanha, certamente, imitou esse pessoal, acho. Ler no P.H. poemas, crônicas, contos, alegrias, alegrias cada um em seu tempo.

DEPUTADO AUGUSTO LUCENA

Greve geral do funcionalismo, as professoras cruzam os braços. Fomos, os periféricos, falar com Lucena. Chegamos tarde. O acordo situação X oposição estava firmado. Naquela noite, a 1ª votação será apreciada. Expomos a nossa situação. Ele ficou admirado. Abriu o seu gabinete e mandou preparar a emenda. A mesa chamou-o a tribuna. Usou o seu tempo e dois deputados cederam os seus. Ao sinal nosso, dirigiu-se ao líder do governo e falou: “As emendas das professoras estão aqui”.

O líder rubricou, inclusive a nossa. Bronca, na Secretaria de Educação. Quem são? Solução? O que fazer? Lucena é o nosso advogado. Finalmente fomos chamados de PROFESSOR HORISTA. O pagamento não atrasou mais.
Em julho de 1964, dez anos depois, fomos contratados CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). O Diário Oficial nos conheceu. Isto no Governo Paulo Guerra, também ele criou a Universidade de Pernambuco.
No Governo Roberto Magalhães, tivemos o salário regulado pelo salário mínimo.
– 200 aulas mensais valiam oito salários mínimos;
– 150 aulas mensais valiam seis salários mínimos.
Pecou por não ter feito a coisa certa. Ao deixar o Governo, para ao eleição, o seu correligionário, desmanchou tudo.

ISONOMIA SALARIAL

Dois grupos de professores ganham na Justiça e passaram a ganhar por salário mínimo, 3,5% a aula. É a isonomia salarial, função igual, salário igual. Vários grupos resolveram pedir, na justiça, o mesmo tratamento. O SINTEPE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco – perdeu todos por decurso de prazo. Felizmente continuo na luta desde 1993, no governo Joaquim Francisco. Em 2005, ganhamos transitado em julgado, graças. Ganhamos no TJPE, STJ e no STF.

O STF mandou reajustar os salários e pagar. O Governo Jarbas X Mendonça não pagou. Por quê?
Lula prometeu que a educação seria beneficiada com a extração do Pré-Sal (Petróleo). Ele já estabeleceu o piso salarial do professor antes do Pré-Sal. Ótimo.

Curso Primário – 04 anos
CursoGinásio – 04 anos
Curso Fundamental.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]