Edilberto Sena 18 de outubro de 2008

Comentário/ editorial no Jornal da Manhã (Rádio Rural AM)
([email protected])

Desde o início deste terceiro milênio vem acontecendo o Forum Social Mundial, FSM, com início em Porto Alegre, RGS, depois se espalhando mundo afora. É um movimento popular da sociedade civil planetária. A cada dois anos, cerca de 120 mil pessoas, de mais de 100 países se juntam espontaneamente por uma semana, para partilhar anseios e estratégias de lutas por um mundo justo que se quer.

Mesmo falando as mais variadas línguas, uma língua comum une a todos – a linguagem da solidariedade, onde a vida humana vale mais do que lucro, independente de religião, cultura e etnia.

O FSM não tem força legal, nem poder policial, mas tem a força moral, uma demonstração viva de que cresce o inconformismo social com as estruturas de exploração de países contra países, economias contra economias, contra as desigualdades sociais, as guerras,a destruição da Amazônia e de outras biodiversidades, contra o trabalho escravo e a discriminação contra minorias.

A cada ano do FSM cresce o número de participantes. Em janeiro próximo será a vez de Belém do Pará acolher o FSM. A Amazônia é o motivo principal da escolha do local. Hoje uma região chave para o equilíbrio do ecossistema planetário, não só pela floresta e os recursos aqui existentes, mas também por causa da forma de exploração perversa que está acontecendo de todos os recursos minerais, e biodiversidade, causando danos irreversíveis aos 24 milhões de seres humanos que habitam a região, como também provocando o desequilíbrio socio ambiental do planeta.

O aquecimento global, o tsunami, os tufões constantes no Caribe, o derretimento da calota polar, certamente são consequências do uso irresponsável dos recursos do planeta e em especial da Amazônia. O FSM quer ampliar o grito de alerta de que não se pode continuar violentando a natureza e os seres humanos por causa das ambições da minoria dona do mercado.

O FSM em Belém abre excelente oportunidade para muitos brasileiros e em especial do Oeste do Pará, mais esclarecidos e inconformados com a destruição, de participarem do evento. Em preparação ao FSM haverá um Forum Social do Baixo Amazonas em novembro próximo em Santarém. Problemas que afetam mais de perto os povos desta região serão discutidos no FSBAM para serem levados aos que chegarão de outras partes do mundo. Quem deseja entrar nesta guerra pelo bem está convocado(a).

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]