maio/98 – (roteiro para debate)

9.DEMAGOGIA – É uma maneira esperta de falar e de agir com a intenção de manipular e “fazer a cabeça” da população para receber seu apoio. Por isso, hoje quando se fala em democracia, quase sempre é um discurso demagógico. Quem manda, de fato, no País são os grupos econômicos (inclusive estrangeiros) que pagam as campanhas da maioria dos eleitos e depois exigem benefícios, em troca. Seus meios de comunicação iludem e mobilizam os votantes.

10.ELEIÇÃO – O tipo de eleição que conhecemos, hoje, é a negação ou a redução da democracia – evita brutalmente o envolvimento e a participação dos cidadãos. O máximo que existe é a presença de cabos eleitorais garantindo seu ganho particular ou uma multidão de clientes pedindo favores.

Em geral, o povo não gosta de eleição. Onde o voto é livre o povo não comparece. Ou porque não foi educado para isso ou porque desacredita dos chamados políticos. Nos Estados Unidos, considerado o exemplo de Democracia, apenas 30% dos eleitores comparecem para votar.

Dizer que o voto é o “supremo ato da democracia” é, no mínimo, uma fantasia. Sem falar que são muitos os casos onde o voto da maioria não significa que a escolha é certa. Ao contrário, mostra apenas que há muito mais gente enganada.

11.FAZER POLÍTICA – É ter consciência crítica, é participar, é tomar decisões, é defender uma posição, é cobrar responsabilidades, é fazer propostas, é escolher representantes (referências) comprometidas para reforçar um projeto de sociedade. O povo faz política quando se junta, organiza e canaliza seus pensamentos e sua força para a construção da cidade feliz.

12.APRENDIZADO – O envolvimento das pessoas e grupos nesse processo de ser sujeito pode abrir suas mentes para a pergunta: se escolhemos presidente, prefeito, governadores, representantes que fazem leis porque não escolhemos os juizes, os chefes religiosos (papa, bispos, pastores), o presidente do Banco Central, o comandante das forças aramadas, o delegado de polícia, a diretora do colégio, as matérias escolares…?

13.VOTO – O ato de votar, em qualquer instância, só se torna verdadeiro ato político quando a pessoa se dispõe e tem as condições mínimas de participar no processo: conhecimento da realidade, capacidade de elaborar propostas e tomar decisões, envolver-se na execução e acompanhar os encaminhamentos.

Obs: A Parte I foi postada no dia 06.09.2008

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]