Edilberto Sena 27 de setembro de 2008

Comentário/ editorial no Jornal da Manhã (Rádio Rural AM)
([email protected])

Há pessoas que afirmam que o Brasil é um país democrata. Será? que a democracia é um regime político onde as pessoas tem a liberdade de se locomover, de falar, de votar escolhendo seus representantes. Daqui á 10 dias os e as brasileiras serão convocados ás urnas para escolher prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras. Portanto, o Brasil é um país democrata? É conferir.

Primeiro, no Brasil o eleitor é obrigado a votar, caso contrario será punido. Depois, foi preciso criar uma lei anticorrupção para punir candidatos que compram votos. Ora, num país onde pessoas são obrigadas a votar e candidatos(as) são eleitos comprando votos, existe democracia? Ainda mais, parte da sociedade civil, tentando moralizar as eleições, organiza em alguns lugares, os comitês anticorrupção, mesmo assim, há eleitores que aceitam participar da corrupção, dando seu voto a candidato que lhe fez um favor, ou lhe deu dinheiro.

Há eleitores tão anti democratas que abrem a boca e dizem – só vou votar em candidato que me dê alguma coisa. Outros dizem – vou votar em fulano ou cicrano por que me fez um favor. Outros concluem que só recebem benefício da política em época de campanha, portanto, é aproveitar o que puder.

A democracia em Santarém e no Brasil ainda está muito fraca e de faz de conta. A desigualdade social, os milhares de bolsa família, a impunidade de políticos comprovadamente corruptos, tudo isso se indica que ainda se tem que trabalhar bastante para democratizar nosso país.

Mas há alguns consolos. Um senhor de 86 anos disse o seguinte outro dia em Santarém – “não sou mais obrigado a votar, mas dia 05/10 vou comparecer lá e vou votar, pois quero contribuir para moralizar a democracia”. Outro sinal bom é que juízes e os comitês anticorrupção estão ativos em vários lugares e candidatos corruptos que tentam comprar votos podem ser eliminados se forem comprovados. Falta agora que os brasileiros(as) realmente democratas tenham dignidade de denunciar ao comitê ou ao juiz, quem tenta comprar voto. E então, denunciar, calar? assumir cidadania ou covardia?.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]