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Para compreender a questão que proponho fazer, preciso, antes de mais nada, indicar o que entendemos por pedagogia. Do grego (pais – paidés = criança; agueín = levar, trazer, conduzir); Pedagogia em seu sentido etimológico significa: ato de conduzir a criança.
Pode-se no entanto, pensar em “conduzir a criança” onde o adulto ainda não foi conduzido?
Não será inadequado o sentido de Pedagogia, como tarefa de conduzir a criança, em nossa realidade social, quando aqui a pessoa humana está desassistida e jogada no lixo social?

Penso que a Pedagogia, possa exercer aqui outras funções, outros papéis: conduzir o adulto, a sociedade, seus problemas, suas inquietações.
Aqui se insere a função da carta papal, a Rerum Novarum, como reveladora dos conflitos e orientadora do bem estar social na grande trilha da tradição cristã.

Em meio às questões sociais, “evidencia os princípios duma solução, conforme à justiça e à equidade”
O sentido da pedagogia não é estático, com o tempo evolui e passa a estar ligado ao ato de condução do saber, ou seja, preocupa-se com as formas e maneiras de levar o indivíduo ao conhecimento. É preocupação da pedagogia com o “como ensinar”, o “que ensinar”, o “quando ensinar” e “para quem ensinar”.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


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