Em 1991, a encíclica papal escrita por Leão XIII completou 100 anos; neste sentido muitas leituras foram feitas deste documento e sob várias óticas; aqui vai uma delas: uma leitura a partir da pedagogia.
Até parece esquisito buscar uma dimensão pedagógica num documento pontifício que trata de ordem econômica e social, sob o prisma da dimensão evangélica.
Como encontrar uma dimensão pedagógica, num documento que não fala uma vez, em escola, professor, aluno, relação educação-sociedade, relação saber-povo e conhecimento de maneira geral?
Entusiasmei-me com o tema, mas quando sentei para produzir, dei de cara com as dificuldades.
Senti algo parecido como tirar leite de pedras ou plantar em um terreno nada fértil. Senti-me desafiado, enfrentei o desafio e agora apresento um pouco do que refleti.
Este trabalho é uma leitura da Rerum Novarum, ainda que incompleta, sob a ótica da pedagogia. Este mesmo documento poderia ser lido sob outras óticas: História, sociologia, economia, teologia, filosofia etc.
Inicialmente poderia perguntar se uma encíclica social da Igreja, como a Rerum Novarum, do Papa Leão XIII tem alguma relação com a pedagogia ou com educação, a tal ponto de revelar seus aspectos pedagógicos.
Fazer este tipo de questionamento é o mesmo que perguntar se educação tem algo a ver com as contradições da sociedade ou se “ato educativo” tem algo a ver com “ato político”. O interesse temático da atual pedagogia saltou da relação professor-aluno, educador-educando, teoria-prática para a relação educação-sociedade.
Mais que acentuar a eficácia da ação pedagógica no professor (pedagogia tradicional) ou no aluno (Escola Nova) ou nos métodos e técnicas (Pedagogia tecnicista) a Pedagogia tem, hoje, como função primordial, em um modelo social como o nosso, favorecer o aparecimento de um novo tipo de pessoas preocupadas em superar o individualismo criado pela exploração capitalista, lutar contra a educação dominante e denunciar a domesticação, a seletividade e a injustiça social. Sendo assim a encíclica Rerum Novarum é um instrumento pedagógico e seu autor, a Igreja, na pessoa de Leão XIII, um pedagogo.