([email protected])

A FAFIRE considera que a força maior de sua existência é estar a serviço dos jovens estudantes pois eles são, como afirmam muitos documentos “a esperança da Igreja”.
É exigência atual que a academia promova uma educação fundamentada no diálogo levando em conta os anseios e as inquietações juvenis.

Educar pela “via do coração” significa: antes de tudo amar os jovens; estar próximo e afugentar qualquer tipo de inibição e opressão. Quem não demonstra amor aos estudantes ainda tem muito que aprender na arte de educar.
De Paulo Freire aprendemos a lição: “Ninguém se educa sozinho; todos nos educamos em comunhão”. Na FAFIRE todos são educadores e todos são educandos.

A capacitação tecno-científica para o exercício da profissão é um dos elementos essenciais da formação oferecida no ambiente acadêmico da FAFIRE. Mas não só; os aspectos técnicos não podem estar desvinculados da formação humana em seu sentido mais profundo.
A formação é integral e não fragmentada de tal forma que o jovem oriundo da FAFIRE possa exercer a profissão com excelência e capacidade de adaptação a sempre novas realidades.

Além da interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e além da aquisição de competências e habilidades a FAFIRE considera indispensável a criação de um ambiente humano necessário ao amadurecimento individual e coletivo.
Esta instituição estará atenta a dispor de recursos tecnológicos adequados e ao uso freqüente dos meios de comunicação social sobretudo para algumas exigências dos tempos atuais como educação à distância.

Pastoral é um termo originado da palavra “pastor” e se inspira na figura bíblica do “bom pastor” como aquele que dá a vida por suas ovelhas. A pastoral, na FAFIRE é um serviço que busca garantir na instituição, a fidelidade ao anúncio do evangelho no meio universitário.
A Pastoral deve permeiar todos os setores da faculdade de tal forma que se possa afirmar que se vive na FAFIRE, uma “universidade em pastoral”.
Há duas formas de expressar atitude pastoral na faculdade: a) traduzir em atitudes de pastoral todas atividades ocorridas na faculdade: ensaio, aprendizagem, pesquisa e extensão, incluindo o diálogo entre fé e ciência; b) manifestação da fé explícita através de reflexões, celebrações e outras práticas sob a responsabilidade do Serviço de Animação Pastoral.

A integração entre fé e vida carregará a marca do carisma apostólico de Santa Paula Frassinetti, fundadora da Congregação das Irmãs Dorotéias, mantenedora da FAFIRE.
Mesmo católica, a FAFIRE terá abertura ecumênica e ao diálogo inter-religioso.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]