Comentário/ editorial no Jornal da Manhã (Rádio Rural AM)
([email protected])

Hoje começou mais uma agressão traiçoeira à dignidade de milhares de brasileiros que vivem em parte da Amazônia oriental e no Oeste paraense. Os chamados representantes do povo no congresso nacional decidiram mudar o ritmo de vida do povo, simplesmente mudando o fuso horário. O presidente da república, que já vetou outros projetos de lei que não eram de seu interesse, agora nem pestanejou, sua consciência pouco cidadã não teve nenhum remorso ao sancionar a lei.

Não se fez uma consulta aos atingidos, não houve nenhuma preocupação de saber se os mais de cinco milhões de brasileiros concordariam com a mudança de fuso horário. Como se esses brasileiros (as) fossem um bando de crianças ingênuas.

Outra questão grave, do ponto de vista da dignidade humana e cidadania. Há dois meses os políticos mudaram a lei do fuso horário e as populações atingidas não reagiram. Pouquíssimas pessoas esboçaram alguma reação ao esbulho, mas a maioria ficou quieta, conformada, submissa.

Dois comportamentos muito estranhos. De um lado, políticos que não representam como deviam, agem como senhores feudais; de outro lado, populações apáticas, frias, como se estivessem sendo tratadas como incapazes. A partir de hoje, umas autoridades mais próximas simplesmente dizem que tudo é uma questão de adaptação e que em poucos dias todos se acostumarão. Meu Deus! Que mentalidade de servidão voluntária.

Onde estão os estudantes, os secundaristas e os universitários? Onde estão as igrejas? Onde estão os vereadores, e prefeitos? Onde está a dignidade do povo da Amazônia, que aceita passivamente as imposições de políticos que não se importam de ignorar seus eleitores? Onde? Onde?…

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]