De início, uma pergunta – quem é mais perigoso para a sociedade: Pepita, levando em conta o que praticou, ou a dengue? Somando todos os atos do primeiro, praticados numa região limitada ao campo, a dengue lhe passa uma excelente dianteira. Quando a água chegou perto da boca, no caso de Pepita, o Estado se mobilizou para caçá-lo. Tropa de choque da polícia, helicópteros, o diabo a quatro em seu alcanço, a imprensa apertando o cerco, etc. e etc., culminando na esperada morte do jovem delinqüente. Ora, pior que Pipita, a dengue ataca em todo lugar, principalmente no centro urbano. O mosquitinho (e aí vai o meu mais profundo respeito ao mosquito, a ponto de tratá-lo pelo diminutivo) não se utiliza de droga para se aproveitar sexualmente de indefesas vítimas femininas, não ameaça ninguém de revólver em punho, não assalta nenhuma casa, não obriga família alguma a preparar comida para matar sua fome. Aliás, o mosquitinho nem aparece, não se mostrando aos olhos da imprensa, nem exige, no seu encalço, a presença de helicópteros. Nem, ainda, se esconde mata a dentro, desafiando os treinamentos policiais. O mosquitinho mora na cidade e ataca pelo dia. O mosquitinho é mais perigoso, sem dúvida alguma.

Vamos a outra indagação – quem causa mais morte: a AIDS ou a dengue? A primeira também é limitada a promiscuidade sexual, abarcando em seu caminhar apenas as pessoas que, nos seus relacionamentos amorosos, não se cuidam, desprezando as recomendações médicas. O mosquitinho ataca todos, independentemente da idade e da vida sexual, e, aliás, ataca pessoas que nem vida sexual ainda têm, nem sobre a matéria entende. Mas, para a AIDS há um cuidado enorme, camisinhas distribuídas à véspera das grandes festas (carnaval, São João), até mesmo nos aeroportos. O dr. Almir Santana está aí, há anos, à frente de uma equipe, alertando, fazendo palestras, dando entrevistas, falando para estudantes, um veículo especial, em forma de falo, vestido de camisinha, desfila na Av. Beira-Mar no início do Pré-Caju, como forma de advertência à população. E por que não se conceder ao mosquitinho um tratamento maior que o dado a AIDS?

O mosquitinho, contudo, como uma aeronave especial, que circula abaixo dos radares, permaneceu intocável na maioria do tempo, levando em conta o ano em que começou a atuar no país, 1986, salvo engano, até os dias atuais. Uma chuva de fumaça ali, outra aqui, uma advertência mais burocrática que sentimental, o Estado cruzou os braços e o povo ajudou nos seus cacarecos abandonados, se enchendo de água, se transformando no leito ideal para o mosquitinho se reproduzir. Casas abandonadas, terrenos baldios, piscinas sem uso, telhados retos, quintais cheios de lixo, caqueiros de plantas, poças de água, tudo se tornando em maternidade para a propagação do mosquitinho.

Agora, a crise veio com força. O mosquitinho, primo da muriçoca e da mosca, no ataque, sem respeitar ninguém. A população se esconde nos repelentes, o noticiário da imprensa inclemente com as mortes, o Ministério Público se reunindo com os diretores de hospitais (públicos e particulares), no difícil e até infactível combate ao mosquitinho, bicho danado de macho, que escondido, sem se dar ao luxo de uma entrevista, de uma passeata, de um manifesto, ataca, até sem saber que ataca, indiferente as lágrimas dos parentes que perdem um ser querido, ora bolas, o mosquitinho não tem coração, não sabe o que é piedade, não se cria ao lado dos pais, nem chorar sabe.

Mas, as pessoas estão se civilizando. Vi uma entrevista, em canal local, de um pai, homem rude, que ia criar cinco ou seis netos deixados pela filha morta, vítima do mosquitinho. O cidadão, na dor de seu drama, falava em aposentadoria que o Estado teria de dar aos seus netos, afirmativa que, traduzida, serve de alerta para a possibilidade de uma futura demanda contra o Estado, porque este não cumpre seus postulados no que se relaciona à saúde pública. Nos jornais, leio que parentes de vítimas vão mover ação de indenização contra o Estado. Deus do céu! O povo se acorda para exigir do Estado o cumprimento de seus deveres, levando o problema para a esfera do Judiciário. É mais abacaxi para o Estado descascar. Ou seja, é outro flanco que se abre em meio a uma guerra, guerra, sim, ninguém duvide, contra o terrível mosquitinho.

As cidades crescem. A imprensa mostra, nos conjuntos novos, às margens da periferia, pessoas vivendo em casebres miseráveis, em meio a esgotos ao céu aberto, ambiente tão favorável à proliferação do mosquitinho. E a saúde pública, nos confortáveis gabinetes, longe da periferia, pensando, talvez, que o mosquitinho vai ficar permanentemente instalado na periferia. Sim, o mosquitinho é atrevido, possui asas, com a vantagem de nunca ter sido objeto de recenseamento do IBGE, nenhuma autoridade sem fazer a mínima idéia do seu potencial populacional. O mosquitinho, ninguém tenha dúvida, vai dar trabalho, e, quando as correntes marítimas permitirem, serão tangidos para o centro urbano, aos poucos, sem pressa.

Um amigo, médico, dr. Luiz Carlos Andrade, respondendo a uma pergunta de uma cliente, se o mosquitinho ia continuar fazendo as suas, foi categórico: o Estado não consegue acabar com os bandidos, que possuem certidão de nascimento, carteira de identidade e CPF, imagine o mosquitinho, que não tem registro algum. É. Talvez tenha razão. O tempo dirá. Quem sobreviver, verá.

*[email protected]

Obs:Publicado no Correio de Sergipe, edição de 26 de abril do corrente ano.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]