Ainda não domino essa prática de enviar a mesma mensagem para várias pessoas. Eu, pessoalmente, não gosto de fazer assim e quando faço, fico sempre em dúvida se todos receberam. De qualquer forma, eu prefiro escrever a cada pessoa em particular, mesmo porque, seleciono muito meus correspondentes, limitando-me àquelas pessoas que me passam algum conteúdo em suas mensagens. Detesto essa cadeia infernal de mensagens que vão sendo enviadas indefinidamente e às mais das vezes, de forma contínua. Além de ser enfadonho, nos fazem perder muito tempo para nada, pois em geral, essas mensagens tratam de auto-ajuda barata e alienante, ou seja, de pura baboseira inútil. Mesmo quando se tratam de mensagens de conteúdo pseudo religioso ou espiritualista, então é que a alienação é grande. São superficialidades sentimentalóides, que nada tem a ver com a verdadeira mensagem de Jesus Cristo. Nessa categoria de mensagens, incluo as recebidas através de amigos, que as recebem de outros que não tem em que ocupar o tempo e tocam a mandar mensagens idiotas para meio mundo de pessoas. Algumas pessoas que cultivam esse hábito, são ingênuas e bem intencionadas. Mas, outras demonstram que são direitistas, reacionárias, ferrenhas opositoras ao governo de Lula e ao PT e adeptas de todas as mazelas da direita, tais como, o preconceito de raça, a religiosidade superficial e de resultados, a exclusão social, entre outras perniciosidades. Para quem integra essa facção política, os únicos seres dignos são os burgueses. Quem não é burguês, ou seja, quem é negro ou mulato, quem não tem emprego fixo ou é trabalhador no pesado, quem não tem cultura acadêmica ou morada em bairros burgueses, quem estuda em escola pública e mora na periferia, todas essas pessoas não são confiáveis e devem ser temidas como marginais ou como elementos perigosos. Essa é a mentalidade burguesa enraizada aqui no Brasil e conservada entre a burguesia, que, por medo do povo, vive presa em casas muradas com cercas eletrificadas, quais verdadeiras fortalezas privadas.
Entretanto, isso não significa que esses famigerados burgueses sejam melhores do que os outros pobres mortais. Não são. Gostam de tirar proveito de tudo em benefício próprio, inclusive quando se trata de privilégios, que eles são os primeiros a defender para si. Um exemplo: o governo de Lula criou um sistema de cotas para negros nas universidades federais, ou seja, os alunos das escolas públicas, por serem a grande maioria de estudantes pobres e por não poderem pagar colégios ou cursos particulares e específicos, raramente tinham oportunidade de passar nos vestibulares da universidades federais, os quais são os mais difíceis e concorridos. Então, foi reservado um determinado percentual de vagas nas universidades para os alunos negros e de escolas públicas, como uma forma de inclusão e de resgate social do negro no Brasil.

Essa medida foi duramente criticada pelas classes burguesas, que viram a possibilidade de algumas vagas de seus filhos irem para os negros e pobres, com os quais não desejam se misturar e assim, até hoje, as cotas nas universidades são criticadas, inclusive por intelectuais, para quem se presume, deveriam ter a mente menos preconceituosa e mais aberta.

Essa burguesia no Brasil reinou solta até a tomada do poder pelo PT, com a eleição do presidente Lula e de vários governadores de estados importantes. É a mesma burguesia que faz acirrada oposição ao governo Lula, na tentativa de desestabilizá-lo. Daí os escândalos de corrupção, em que grande parte de políticos oposicionistas também foram envolvidos, sem contar que a escola de corrupção surgiu no governo do sociólogo Fernando Henrique Cardoso e daí passou, também, para os políticos da base do governo Lula. Entretanto, nunca no Brasil foram processados, presos e punidos tantos políticos, empresários e até juízes e membros da justiça e da polícia federal, quanto agora no governo de Lula. O procurador geral da república, nomeado por Lula e alguns dos ministros do Supremo Tribunal Federal, também nomeados por Lula, tem sido imparciais na busca da justiça contra corruptos, estejam onde estiverem.

É de destacar-se, também, que no governo de Lula, foi nomeado, por competência e merecimento, o primeiro juiz negro para o Supremo Tribunal Federal, o qual atua em pé de igualdade e de forma magistral, junto com a casta branca e eternamente entronizada naquela suprema corte de justiça. E, assim, aos poucos as coisas vão mudando por aqui, apesar da urubulina oposição ao governo.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]