A atividade acadêmica não se reduz a simples informação de conhecimento mas aponta para uma verdadeira sabedoria da vida.
O fato de estar sempre em busca da verdade deve favorecer a criar, no interior da faculdade, uma verdadeira comunidade educativa; favorecem a isto a participação nas reuniões pedagógicas, nos plenos dos departamentos, nos conselhos ou quaisquer outras reuniões convocadas pela direção.
O professor não se limita unicamente a ministrar lições mas realiza um projeto pedagógico que é vivenciado dentro da instituição.
É importante para o professor ter presente a visão de mundo e de homem; o que significa educar segundo os princípios do evangelho e a intuição de Paula Frassinetti e qual o sentido último de nossa ação pedagógica. “Nenhum mestre educa sem saber para que educa e em que direção o faz” (Conferência de Santo Domingo)
O projeto pedagógico da FAFIRE leva em consideração: a diversidade cultural e religiosa, a liberdade, a espontaneidade e busca construir um saber que aproxime pessoas, educando assim seus estudantes para a atitude de abertura aos outros.
São garantidas: a liberdade de ensino, pesquisa e extensão mas também as exigências da verdade e da ética.
Professores, alunos, diretores e funcionários, cada um, do seu jeito têm uma responsabilidade específica na formação integral de toda a comunidade educativa, especialmente dos estudantes.
A coerência entre o que se ensina e o que se vive é a característica mais importante do mestre.
O educador cristão não é maior nem é melhor do que qualquer outro profissional que professe uma outra ideologia ou religião mas tem identidade própria que deve ser conservada.