Agora mesmo, estou muito indignada com essa discriminação de brasileiros na Europa de modo geral e especialmente na Espanha. Aqui no Brasil, o assunto já está em todos os jornais e noticiários de TV, despertando as mais contundentes reações contra a atitude dos espanhóis em relação aos brasileiros na Espanha. Atualmente, aqui no Brasil, está havendo retaliações e a polícia federal intensificou a fiscalização na entrada de estrangeiros, já tendo sido devolvidos à Espanha, desde o início da crise, 24 espanhóis, o que é um número insignificante, diante dos 950 brasileiros impedidos de entrar na Espanha. A retaliação por parte do Brasil, fez com que o Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação da Espanha lançasse um alerta para os turistas que pretendem viajar ao Brasil, sugerindo que os cidadãos espanhóis, antes de viajar, se informem na embaixada ou nos consulados sobre os requisitos exigidos para entrar em território brasileiro. A polícia federal brasileira, em boa hora, vem exigindo os mesmos critérios determinados pela União Européia para entrada de estrangeiros em seu território.

Se o Brasil era considerado por europeus e americanos, como terra de ninguém, após os ataques à torres gêmeas, supostamente pela Al Kaeda de Bin Laden (existe séria polêmica em torno da verdadeira autoria, havendo especulações e demonstrações de evidências teóricas e materiais que envolvem a própria CIA, para justificar a invasão do Iraque por Bush), quando os americanos começaram a obrigar os sul americanos, incluindo brasileiros, a tirar até os sapatos nos aeroportos para evitar bombas e ataques terroristas, o governo brasileiro agiu da mesma forma com relação aos americanos que vinham ao Brasil. É claro que eles não gostaram e reagiam das mais diversas formas, tendo alguns chegado a ser presos por desacato às autoridades. A partir daí, ele começaram a entender que o Brasil, agora, é um país que tem dono, não é mais a “casa da mãe Joana”, com pretendiam eles.

Que isso sirva de exemplo, também, para os espanhóis. Todavia, segundo o representante da Espanha em entrevista no Brasil, as restrições à entrada de brasileiros na Espanha, tinha sido uma imposição da União Européia. Seja de quem tenha sido, é inaceitável que pessoas, no caso brasileiros, sofram humilhações e sejam destratados em outros países, quando o Brasil acolheu e continua acolhendo muito bem os turistas estrangeiros que vem conhecer e muitas vezes até explorar suas riquezas materiais e humanas, como é o caso do turismo sexual e a prostituição infantil, praticados aqui no Brasil por europeus e americanos. Essa práticas abomináveis, apesar de serem reprimidas e punidas, continuam, sorrateiramente, a todo vapor, o que é uma infâmia.
Nosso país é uma terra mãe, tanto que o slogan do governo Lula é: “Brasil um País de Todos”.)

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]