Comentário/ editorial  no Jornal da Manhã (Rádio Rural AM)
([email protected])

Para os católicos hoje é um dia santo e de festa. Celebram a presença de Deus vivo na terra no sinal da hóstia consagrada. Para os pequenos agricultores hoje chega uma notícia tão boa, mas tão boa que fica até difícil acreditar. É que os financiamentos do FNO especial e do Pronaf, segundo a gerência do Banco do Brasil, a partir de agora serão rápidos e eficientes.

E tem mais, como esses financiamentos de juros baixos exigem vários requisitos, o Banco mesmo vai fazer parceria com o Incra, Emater e mais quem tiver responsabilidade de regularizar o pequeno agricultor. Este basta chegar ao banco com seu CPF em mãos. Segundo a notícia, logo o Incra será acionado para legalizar a terra, a Emater logo fará o projeto técnico, incluindo a assistência contínua e o Banco então libera o recurso financiado a juros baixos, como estabelece o Pronaf.

Ao agricultor basta querer trabalhar, produzir e melhorar de vida. Que beleza! Venha agricultor, que o Banco do Brasil garante! Esta frase até parece propaganda de alguns anos atrás, quando uns diziam – plante que o Brasil garante! Será que agora a produção familiar vai ter assistência séria? E vai ter financiamento sem tanta burocracia e demora? Deve haver pequeno agricultor que, ao ouvir essa notícia deve estar beliscando no braço para ter certeza de que não está sonhando.

O que foi que aconteceu com o Banco do Brasil que de repente vai construir parceria com os outros órgãos responsáveis de fomentar agricultura familiar para facilitar a vida do pequeno? Um milagre? A dúvida que paira na cabeça do agricultor é que essas regras já existiam desde o início do F.N.O. e do Pronaf, mas não funcionaram bem até agora.

O Incra está do jeito que está, a Emater está do jeito que está e o Banco está do jeito que sempre esteve – empréstimo bancário, só com garantia de retorno pontual. Casoatraze o retornoas multas, juros emais chegam pontuais. Então, essa notícia de hoje, se for verdade, será um grande presente da festa de Corpus Cristi. Os agricultores certamente irão cantar na procissão – “Queremos Deus homens ingratos…” que poucos acreditam, mas os FNO e Pronafs vão funcionar e a vida vai melhorar.Vai mesmo? se as promessas do banco do Brasil a vida vai melhorar para os pequenos produtores da região.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]