([email protected])

Torna-se necessário evidenciar e testemunhar o caráter católico e doroteano da instituição que deve ser visível e aberto. Não compactuar com: o desajuste ético e moral; a corrupção generalizada; o fomento de ação contra a vida; crescimento da cultura de morte; ceticismo com relação à justiça; difusão do ateísmo prático e outros.

Fundamentada na orientação dos documentos da Igreja a FAFIRE não entende o conhecimento e a pesquisa como fins em si mesmos mas instrumentos úteis de construção da pessoa humana.

Esta instituição fará grande esforço de buscar espaço para vivenciar sua identidade e missão, anunciando, de forma específica a mensagem cristã, segundo o Espírito de Santa Paula. Não há nenhum problema em dizer que esse será o diferencial dessa instituição para as demais. Aqui se compreende que a concepção de homem e de mundo é aquela inspirada na mensagem cristã.
Tendo consciência de sua pertença eclesial, a FAFIRE, como instituição de ensino superior, garantirá o desenvolvimento do conhecimento à luz da fé cristã.
Esquecer ou deixar de lado estas orientações constitui para a FAFIRE uma traição ou infidelidade à missão.

Frente aos avanços da ciência e da tecnologia sua tarefa mais importante é orientar esses avanços em benefício da humanidade, reforçando a dimensão ética das questões científicas.
Não é nada demais lembrar que a FAFIRE se esforçará em promover a educação segundo os valores humanos, cristãos e a pedagogia de Paula Frassinetti. Isto significa que priorizará: o sentido da vida, a solidariedade, a responsabilidade, a justiça, criatividade, a alegria, a consciência crítica, o diálogo entre outros.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]