([email protected])

Na verdade estou insatisfeito com a reflexão realizada sobre a imaginação.
Tinha em mente iniciar com esta pequena fabula: “então o robô-menino que se imaginava ser um menino robô, tendo encontrado a jamais conhecida e jamais vista ‘fada azul’ estava com ela bem ali diante de seus próprios olhos. Ele pediu então um único desejo que a fada azul ressuscitasse sua mãe humana…” e sabem por que não o fiz assim. Motivos: motivo: minha fabula fabulosa não ganharia os merecidos créditos…

Posso fugir dessa realidade absurda dentro de um pensamento meu. Próprio. Porque eu posso edificar tudo. De resto, é evidente faltam-me as palavras para lhe exprimir as coisas maravilhosas que não existem. E que não querem que existam.
Isso é perigoso! Alertavam-me os livros ontem à noite. Sócrates, Descartes, Platão, e tantos outros que não consegui se quer decorar os nomes. E tudo isso é imaginação ou realidade?

A filosofia afirma e aprova assim como a ciência: as coisas são reais. O que vemos é real. Podem ser ou não aquilo que verdadeiramente vemos. Mas ainda são reais. Seria, portanto, sim! Verdade: a realidade é o que é. Cabe-nos a distinção do real do imaginário, totalmente. Quando o fazemos para criar um outro mundo ao qual os outros seres humanos também podem ter acesso, a imaginação passa de sonho a obra de arte. Quando o fazemos para criar um outro mundo só nosso e ao qual ninguém mais pode ter acesso, a imaginação passa de sonho a loucura. Assim se tudo o que vemos no conjunto pode ser considerado como real: nós vemos o todo.

Devemos ter clara a idéia do mundo de nossas imaginações do mundo propriamente dito. Podemos também romper com isso. Se feito isso temos duas opções como já dizia Fernando Sabino: “Experimente, porventura, viver no mundo de maneira não consagrada, inédita, nova e estará ingressando no mundo dos loucos ou alcançando a supremacia dos santos”

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]