Edilberto Sena 26 de abril de 2008

Comentário/ editorial  no Jornal da Manhã (Rádio Rural AM)
([email protected])

Quando uma parte do corpo humano por alguma razão cresce muito, o povo diz que aquela situação é anormal e a medicina mais sofisticada vai dizer que está acontecendo uma anomalia, ou hipertrofia. O coração grande, por exemplo, perturba a vida da pessoa e pode levá-la a morte antes do tempo. Pois bem, a organização político, jurídico, econômico do Brasil é anômala e prejudica tremendamente a vida de toda a população. Tome-se um só exemplo e daí se vejam outros depois. Nestes dias acontecerá a 11ª marcha dos prefeitos à capital federal. E o que vai fazer essa procissão de 5 mil e poucos devotos? Vão mendigar. Isso mesmo, vão mendigar algumas coisas ao todo poderoso governo central.

Quem pedir a mudança da lei tributária e a lei do fundo de participação dos municípios e, de quebra, não pedir dinheiro dos vários ministérios, que a depender dos intermediários, das ligações partidárias e da troca de favores, poderão conseguir alguma migalha para asfaltar umas ruas, construir um posto de saúde e fazer alguma obrinha que chame a atenção nesse ano eleitoral. São essas as finalidades da grande marcha dos prefeitos em Brasília. No passado os prefeitos governavam seus municípios de acordo com os impactos que arrecadavam, de acordo com sua competência e de acordo com seus interesses políticos.

Hoje, a receita federal e a receita estadual controlam a cobrança de 99% dos impactos e levam para as capitais. Os municípios só podem cobrar dos municípios a migalha restante e daí, todos dependem das capitais a do estado e a federal. É uma hipertrofia político administrativa, dirão os médicos. E é uma doença grave. Daí porque o estado e a tal federação não quer criar novos municípios; daí porque Mojuí dos Campos e o Lago Grande do Curuai não chegam a ser município porque iriam usufruir das migalhas do fundo de participação dos municípios e do Fundeb e das verbas da saúde. Essas verbas poucas são controladas pelos prefeitos atuais, que também utilizam de acordo com seus planos próprios. Eis porque nestes dias haverá a grande marcha dos prefeitos a Brasília. Como se fosse uma grande coisa… Mendicância.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]