([email protected])

Heróis, heróis, heróis… o que é um herói? Onde estão eles? Talvez em outros países e em outras histórias, eles lá estejam. Com certeza, no país do Macunaíma o anti herói, sem caráter, bandido e conformista, eles não estão. Ao nosso redor os procuramos. E por nossa cultura e ignorância, dizemos…
Eles aqui não se encontram.
Nós não os temos.
Mas, olhando mais detidamente para as nossas origens e pesquisando o nosso passado e se debruçando sobre nossos livros de nossa história, podemos dizer:
Sim, nós temos heróis. Heróis autênticos, verdadeiros, de carne e osso, filhos da tempestade, gerados de nossa própria raça, filhos da tribulação e aflição. E no nosso presente e passado e ao nosso redor, como uma ciranda que nunca termina, temos Historias e historias que somente os heróis sabem escrever com o suor de suas convicções e do punho das suas próprias vidas.
Heróis Santos e pecadores, de todas as estirpes, mas heróis.
Motivando a vida de outras pessoas com as suas idéias e exemplos de abnegação.
Repetindo e se tornando unos, no espaço e no tempo, em seus atos, como uma contínua ciranda cósmica se juntando a outros que nesta e em outras eras também tomaram para sí os mesmos ideais.
Espíritos serenos, combativos e com a visão clara do presente eterno.
Incompreendidos pela vanguarda das suas idéias na época em que vivem.
Consolam mas que não precisam ser consolados. E em seus corações a única certeza de que como tantos outros, beberão até a última gota do cálice da desesperança e da incompreensão por parte dos seus.
Anonimamente irão ao encontro daquela que em todos os momentos sempre esteve presente em suas vidas.
A doce e cortejada Irmã Morte.
Fenecem com a única esperança de que com seu ato silencioso, e que com o seu sangue derramado irrigando o solo, brotem em outros corações, a mesma vontade, o mesmo ideal, a mesma alegria… a de que a sua descendência tenha um lar, e de que seja livre.
E que para ela seja somente uma terra…
Única terra…
Uma amada terra.
A terra de Santa Cruz…
Uma pátria livre para filhos livres…

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]