Caminhada penitencial na quaresma

O próximo domingo é dedicado a uma caminhada-procissão penitencial que vai da Conceição da Praia até à Igreja do Senhor do Bonfim.Todas as paróquias, com os diversos grupos que as integram, estão se organizando para responder ao apelo da Igreja local para um gesto penitencial que marca o espírito da Quaresma.

As caminhadas, procissões e peregrinações têm uma base bíblica clara. No livro dos Salmos, aqueles chamados de Graduais indicam esse movimento da ida do povo judeu a Jerusalém, ao Templo, nas grandes datas festivas.Alguns salmos exprimem a alegria do povo que, ao avistar a montanha sagrada onde estava o Templo, na Cidade Santa (hoje há, naquele local, apenas o Muro das Lamentações), exulta em expressões de louvor. Diz o salmo 121 :”Ergo os olhos aos montes : de onde virá meu socorro?”.O salmo 122 narra a crença na Cidade como símbolo de unidade da fé:” Alegrei-me quando me disseram : vamos à casa do Senhor. Os nossos passos já se detêm às tuas portas, ó Jerusalém … para lá sobem as tribos de Javé”. O Salmo 125 reflete .a confiança inabalável na presença do Senhor simbolizada no Templo :”Os que confiam em Javé são como o monte Sião, nunca se abala, está firme para sempre”.

Conversando com Pe. Edmilson Costa , pároco de Paripe, que está preparando seu rebanho para a Caminhada Penitencial, ele, consciente do sentido desse momento dentro do espírito quaresmal, diz: “Dessa forma, essa Bahia, mestiça e cabocla, unida ao seu Senhor, caminha com Ele para se sentir mais fortalecida da herança que Cristo deixou, que é a libertação de tudo que é contra a vida”. E ainda me sugeriu que citasse a música “Jesus Cristo” de Roberto Carlos, que traz essa sugestão da “multidão que vai caminhando” ao encontro dEle.

Se formos olhar com a perspectiva histórica e cultural, poderíamos fazer uma viagem às procissões mais fascinantes de múltiplas religiões no mundo. Budistas, mulçumanos, indus e cristãos, isto é, milhões de devotos das diversas religiões do mundo, desfilam em datam específicas em honra dos seus deuses, santos e do seu Deus. Sob esse ângulo, as caminhadas/procissões são um fenômeno que combinam o fervor e a espetacularidade.Um dos cinco pilares religiosos que constituem os pilares da vida muçulmana é a peregrinação a Meca.No 27° dia do Ramadão, mais de um milhão de peregrinos junta-se para rezar na Grande Mesquita. Na Semana Santa, em Jerusalém,descalços, de joelhos, com o crucifixo às costas : os penitentes mortificam-se para obter benefícios espirituais e materiais. Há cenas em que eles revivem com realismo a Via Sacra de Jesus Cristo durante a Semana Santa e isso acontecendo na Via Dolorosa.No Tibete, na China, há uma celebração budista de Labab Dichen que reúne nas colinas de Nagqu milhares de fiéis que vão até o santuário daquela região.Em Belém ,na Palestina, os ortodoxos gregos formam o grupo mais numeroso da população cristã que vive na cidade em que Cristo nasceu. Lá, região controlada pelos palestinos, eles realizam uma especial procissão no tempo do Natal. Em Málaga, na Espanha,a praia de Fuengirola torna-se um cenário importante, em julho, por causa de uma procissão em louvor da Virgem do Carmo, na qual o andor percorre uma parte do trajeto dentro do mar, acompanhado por centenas de fiéis.No Paquistão, na cidade de Karachi, os xiitas celebram a festa da Ashoura, na qual há um cavalo ensangüentado que evoca o martírio do Imã Hussein, neto de Maomé. Em Adis Abeba, Etiópia, no dia 19 de Janeiro, os cristãos etíopes, que praticam um rito ortodoxo próprio, reúnem-se para a antiqüíssima festa do Timkat, ou Batismo de Cristo.

Desde os primeiros dias do cristianismo houve uma corrida “natural” aos lugares chamados de “Lugares Santos”, isto é, o Túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo em Roma, e, sobretudo, à terra de Cristo, onde o interesse em conviver com os lugares vividos por Ele, e pelos personagens do Evangelho , e da Bíblia em geral, motivam cristãos de todos os recantos. Há entre os séculos IV e V o Diário da famosa Egéria ( ou Etéria), senhora piedosa e rica, que vivenciou na Terra Santa os lugares por onde Cristo passou, tendo ido lá através de viagens precárias e até perigosas. Mas ela deixou uma grande contribuição que é o seu famoso Diário , no qual registrou detalhes sobre as localização desses lugares sagrados, mas, sobretudo, registrou particularidades das celebrações religiosas realizados naquele tempo. Para quem estuda a liturgia cristã, é imprescindível ter acesso a esse famoso Diário, fruto da vivência despretensão de uma peregrina.

A descoberta no século IX do túmulo do Apóstolo S. Tiago Maior em Compostela, na Espanha, que é contestado por alguns hagiógrafos, suscitou um culto local que se espalhou por toda a Europa. Até hoje permanece a mística,na literatura e na vida de muitos peregrinos, do ideal do “Caminho de S. Tiago”.

A paróquia de Maragogipe programou a sua caminhada/procissão para o Distrito de S. Roque, para o qual convergirão representações da sede e de todas as comunidades rurais que integram aquela histórica paróquia, conduzida pelo pároco Pe. Reginaldo e seu colaborador Pe. Mateus.
Que essa caminhada penitencial em Salvador, traga os frutos de preparação para o grande evento cristão da Páscoa que se aproxima.

Professor de Antropologia da Uneb, da Cairu, da Faculdade 2 de Julho. Membro do IGHB, da Academia Mater Salvatoris, ,da Associação Nacional de Interpretação do Patrimônio- Br. Colabora nas paróquias da Vitória e de S. Pedro. 

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]