Edilberto Sena 29 de março de 2008

Comentário/ editorial do padre Edilberto Sena no Jornal da Manhã (Rádio Rural AM)
([email protected])

Cada região do Brasil tem sua alta estima alimentada pelos valores de seu povo. Uma se destaca pelas comidas típicas, outra pelo folclore e assim vai, música, festival, poetas, cantores, escritores e outros valores culturais. No caso da literatura, Alenquer tem o destaque em Benedito Monteiro, Obidos tem inglês de Sousa e Silvio Romero, Santarém Nicodemos Sena e Felisbelo Sussuarana, entre vários outros e assim, Belterra, Monte Alegre, Itaituba, cada município tem os seus literatos mais provincianos.

Agora, em Abril Santarém dará um passo de gigante no campo da cultura. Vai acontecer o chamado Salão do Livro, algo de suma importância para toda a população do Oeste do Pará. Pela primeira vez vão estar expondo 25 editoras de livros do Brasil. Autores respeitados a nível nacional e mais além, como o pernambucano Ariano Suassuna. Nem só de pão vive o ser humano, já dizia Jesus Cristo, dois mil anos atrás, mas também vive da palavra de Deus e, se pode acrescentar – da palavra cultura.

Será uma rara oportunidade para a população regional ver de perto o que há de riqueza cultural neste país tão grande. Será uma oportunidade imperdível, não só para os estudantes e professores, mas para toda a população, desde crianças a idosos, de alunos do ensino fundamental, à universitários e até para quem não sabe ler e escrever, mas sabe ver e analisar o que acontece ao seu redor; não só para a população Santarena, mas para toda a região.

Escolas municipais e estaduais que tiverem compromisso com a educação de sua juventude lá em Rurópolis e Placas, lá em Monte Alegre e Oriximiná e em cada município, certamente organizarão caravanas de ônibus e barcos para aproveitar essa oportunidade única de conhecer as riquezas literárias no salão do livro que vai acontecer em abril próximo em Santarém. Feliz é o povo que dá valor à cultura e à vida, além do estômago.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I