Edilberto Sena 29 de março de 2008

Comentário/ editorial do padre Edilberto Sena no Jornal da Manhã (Rádio Rural AM)
([email protected])

Cada região do Brasil tem sua alta estima alimentada pelos valores de seu povo. Uma se destaca pelas comidas típicas, outra pelo folclore e assim vai, música, festival, poetas, cantores, escritores e outros valores culturais. No caso da literatura, Alenquer tem o destaque em Benedito Monteiro, Obidos tem inglês de Sousa e Silvio Romero, Santarém Nicodemos Sena e Felisbelo Sussuarana, entre vários outros e assim, Belterra, Monte Alegre, Itaituba, cada município tem os seus literatos mais provincianos.

Agora, em Abril Santarém dará um passo de gigante no campo da cultura. Vai acontecer o chamado Salão do Livro, algo de suma importância para toda a população do Oeste do Pará. Pela primeira vez vão estar expondo 25 editoras de livros do Brasil. Autores respeitados a nível nacional e mais além, como o pernambucano Ariano Suassuna. Nem só de pão vive o ser humano, já dizia Jesus Cristo, dois mil anos atrás, mas também vive da palavra de Deus e, se pode acrescentar – da palavra cultura.

Será uma rara oportunidade para a população regional ver de perto o que há de riqueza cultural neste país tão grande. Será uma oportunidade imperdível, não só para os estudantes e professores, mas para toda a população, desde crianças a idosos, de alunos do ensino fundamental, à universitários e até para quem não sabe ler e escrever, mas sabe ver e analisar o que acontece ao seu redor; não só para a população Santarena, mas para toda a região.

Escolas municipais e estaduais que tiverem compromisso com a educação de sua juventude lá em Rurópolis e Placas, lá em Monte Alegre e Oriximiná e em cada município, certamente organizarão caravanas de ônibus e barcos para aproveitar essa oportunidade única de conhecer as riquezas literárias no salão do livro que vai acontecer em abril próximo em Santarém. Feliz é o povo que dá valor à cultura e à vida, além do estômago.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]