Comentário/ editorial do padre Edilberto Sena no Jornal da Manhã (Rádio Rural AM).

Alguém pergunta: qual a diferença entre um otimista e um pessimista? É que este reclama muito, não vê quase nada positivo; enquanto que aquele sempre vê um lado positivo nas pessoas e nos acontecimentos, sempre está com esperança, mesmo quando nada parece dar certo.

Tudo bem, e qual é a marca do realista? É ter a capacidade de ver dois lados da moeda e saber tirar conclusões acertadas. São poucos dos bons realistas, embora muitos assim se julguem.

Hoje nos chega uma notícia que provoca uma reflexão e que quem ouve pode tirar conclusões de um dos 3 tipos: pessimista, otimista ou realista. O grupo de ensino modular na região da 5ª URE é uma experiência inovadora e que hoje é bancada pelo governo do Estado. Funciona em Belterra, Aveiro e Santarém. É o ensino médio no interior. Sua grande virtude é abrir espaço para que a maioria dos jovens que concluem a 8ª série lá na sua comunidade possa continuar seus estudos sem deixar a família.

São 113 professores que garantem todo o ensino modular. Salário razoável de 3 mil reais. Deveria ser mais, pela responsabilidade e a dedicação exclusiva que exige dos professores, além de ele ou ela ter que se deslocar de sua base. Afinal, um deputado estadual faz menor esforço e ganha muito mais. (…)

Pelo tempo que já tem o Grupo de Ensino Modular na região, pelas vantagens que oferece, já deveria ser uma política pública estabilizada e completa. Infelizmente ainda não é. Falta estrutura física definitiva. O Estado continua pedindo favor ao município e até à comunidade que arruma umas escolas da escola municipal, um barracão ou sede de clube.

Além disso, grandes defeitos: não há bibliotecas para pesquisa escolar; falta um melhor acompanhamento da direção do grupo de ensino modular, para afastar professores que só entram no GEM por causa do salário, mas não cuidam da pedagogia.
E assim, o que já era para ser uma escola padrão no Estado continua uma experiência improvisada e sem definição. A Seduc recusa assumir mais essa responsabilidade para com os jovens de meio rural.
O pessimista irá dizer: isso não vale nada! O otimista dirá: mas que bom, já é um começo! O realista, porém, dirá: mas por que o Estado não assume o GEM de vez e o aperfeiçoa?

Qual dos três tipos segue você?

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]