Luiz Moura 8 de janeiro de 2008

Sendo uma instituição de uma grande cidade do nordeste brasileiro, a FAFIRE participa do projeto da universidade brasileira que está submetida a novas formas e desafios da atual conjuntura política e educacional vivida no país. Sente tensões e inquietações pois não se tem claras as perspectivas futuras. Dentro deste contexto, com identidade própria, tem consciência de prestar um serviço público através da ação educativa, reivindicando para si o direito de ter os recursos necessários para exercer esta atividade de interesse coletivo, nesta região tão carente. Sendo católica e inserida no nordeste, a FAFIRE não medirá esforços de oferecer oportunidades iguais para todos tento a preocupação de reter na escola os estudantes economicamente carentes, mediante algum tipo de auxílio. Desenvolvendo sua ação no nordeste brasileiro, cuidará da necessária inculturação dos valores transmitidos sobretudo quando age em meio a setores populares da sociedade através da extensão comunitária.

Na organização acadêmica, os estudantes de graduação, pós-graduação e extensão constituem um segmento muito importante do processo educativo e por isso constituem a vida da faculdade. Suas alegrias e suas tristezas são as alegrias e as tristezas da Faculdade. Não só desfrutam mas também contribuem com a formação compartilhada na faculdade, consciente dos limites dos desafios. Os alunos devem comprometer-se com a comunidade acadêmica da mesma forma que também a Faculdade deve estar preparada para recebê-los nas suas diferenças. Todos os equipamentos postos à disposição dos estudantes são entendidos como meios para promover a expressão dos potenciais criativos, afetivos e vitais. A FAFIRE procura cultivar em seus estudantes não só a capacidade para admiração como também o sentimento de indignação diante das injustiças sociais. As relações entre gestores, professores e funcionários precisam estar marcados pelo respeito mútuo. A FAFIRE busca criar uma comunidade acadêmica em que todos estejam empenhados na formação da plenitude humana de todos; respeita a liberdade religiosa e as diferenças de todos seus membros e pede respeito pela identidade católica da instituição.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]