Paulo Rebêlo 12 de janeiro de 2008

Título original: Vozvrashcheniye
Título PT-BR: O Retorno
Origem: Rússia, 2003
Cotação: 4.5 / 5

Premiadíssimo em festivais, ‘O Retorno’ não é um filme fácil. Várias pessoas assistem e não conseguem engolir a ‘falta de respostas’, ou seja, uma série de coisas que o diretor deixa em aberto. Para mim, esse é o grande trunfo e o que mais me cativou, daí ter dado uma cotação alta. Apesar de linear, não é um filme para responder as perguntas, também não é filme de mistério, nada disso. Na verdade, é até simples: trata-se da relação entre um pai ausente (que volta para casa do nada, sem explicações) e os dois filhos que não têm muita referência paterna, apenas memórias esparsas.

Quando eu digo que o cinema russo é trágico até na vida real (leia aqui), é porque o chumbo é grosso. Trágico e bizarro. Trágico porque o menino que faz o papel do filho mais velho, Vladimir Garin, 16 anos, morreu poucos meses após o fim das filmagens, quando o filme ainda estava na ilha de edição. O guri morreu afogado no mesmo lago que faz parte do cenário do filme, quem assiste vai saber. Impressionante. O lago fica em São Petersburgo, a segunda principal cidade russa.

E bizarro porque diretor e produção esconderam esse “detalhe” ao lançar o filme. Bizarrice maior foi o guri, já morto, ter ganho o prêmio de melhor ator (junto com o irmão dele do filme e o pai) no Festival de Cinema Internacional de Gijón. Só então é que descobriram que o moleque já era defunto. Isso também depois que já havia sido aclamado no Festival de Veneza, um dos principais e mais conhecidos festivais de cinema.

Obs: O sistema de cotação dos filmes foi postado no dia 01.12.2007
A imagem foi enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]