Mais uma vez, os brasileiros revitalizaram sua vocação e carisma futebolísticos, alegrando-se e orgulhando-se com a confirmação pela FIFA em Zurique (Suíça), da escolha do Brasil como sede da COPA MUNDIAL em 2014. A notícia motivou estímulo para as propagandas, chegando um Caderno de Esportes produzir uma bela capa destacando o CRISTO DO CORCOVADO como nosso símbolo.

Essa será a segunda vez que nós experimentaremos tamanho espetáculo, pois, o primeiro foi em 1950 e apesar do Uruguai ter sido o vitorioso, o NOSSO PAÍS se projetou também mundialmente.
Prestigiaram o acontecimento, em Zurique, presidente da República, o governador de Pernambuco, governadores de outros Estados e figuras expressivas do nosso futebol.
Resta agora, uma equilibrada e ética disputa e um espírito fraterno entre as cidades brasileiras para a escolha da sede do cobiçado evento.
Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília lançaram-se na frente incansavelmente, mas Recife/Olinda, valendo-se do seu título de Leão do Norte, preparam-se também, patrioticamente para o grande e arrojado desafio.

De acordo com os inspetores da FIFA e dirigentes da CBF, até o presente momento, unicamente a capital paranaense oferece condições satisfatórias para o grandioso desempenho.
Entretanto há tempo suficiente para restauração, ampliação e até mesmo construção de novos estádios.

Uma COPA MUNDIAL arregimenta as potencialidades cívicas e humanas de todo o Planeta, destacando-se a hospitalidade do país anfitrião, execução dos hinos pátrios, hasteamento de suas bandeiras, etc, etc.

O futebol, nascido há quase 1 século e meio na Inglaterra, expandiu-se por inúmeros países, tendo a nossa Pátria ocupado o lugar de destaque neste esporte e brilhando no cenário futebolístico na pessoa dos seus admiráveis craques: Leônidas, Garrincha, Pelé, Ronaldinho, etc.
O FUTEBOL vem perdendo, ou melhor, já perdeu a sua característica amadorística, tornando-se assim uma profissão cobiçada, em face dos tentadores salários usufruídos pelos atletas. Esta realidade pode ser constatada com a participação de patrícios defendendo times estrangeiros e vice-versa.

Os governos aplicam quantias fabulosas envolvendo o FUTEBOL, sua manutenção e campanhas.
Quase toda a humanidade, por meio da FIFA e outros órgãos se ocupa e preocupa com O FUTEBOL local e internacional como empreendimento importante e sério. Fato esse observado por ocasião de uma COPA MUNDIAL, quando o Planeta inteiro, quase para a fim de acompanhar as disputas entre os times concorrentes.
Despretensiosamente, sugerimos aos governantes, como medida justa, racional e urgente que dispensem à Fome. Educação, Saúde, Segurança e outros problemas vitais e inadiáveis, a mesma atenção e providências como o fazem em relação ao ESPORTE mais popular do mundo, ao ESPORTE das multidões, ao ESPORTE DO BRASIL: O FUTEBOL.

De qualquer maneira, desejamos e torcemos patrioticamente para que o nosso tão grande e querido Brasil, brilhe no mundo inteiro com todas as suas potencialidades e grandiosidades, inclusive as esportivas, ou melhor as FUTEBOLÍSTICAS.
FELICIDADE BRASIL!…
VIVA O FUTEBOL BRASILEIRO!…

(autora de Retalhos do Coração

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]