Paulo Rebêlo 26 de janeiro de 2008

Título original: Brat
Origem: Rússia, 1997
Cotação: 3.5 / 5

Brat é puro cinema russo e dos bons. E como a maior parte dos bons filmes russos que não viraram “cult” ou queridinhos da crítica (tipo Arca Russa, de 2002; ou Guardiões da Noite, de 2004), Brat é injustiçado no mercado internacional e é até difícil encontrar uma cópia de qualidade para comprar. A minha parece VHS e é no formato 4:3 de tela, ou seja, provavelmente foi alguém que gravou da televisão russa.

O cinema russo é relativamente padronizado. Em geral, são filmes com uma certa carga de tristeza e rancor (alguns são depressivos mesmo) e talvez por isso mesmo sejam bem humanos. Brat é um filme de gângster/policial, mas não tem nada a ver com os filmes americanos de gângster. Pelo contrário, o mais interessante de alguns filmes russos é o jeito anti-americano de fazer filme e, às vezes, até mesmo ironizar Hollywood sem perder a elegância.

Brat é violento, não tem meio termo e nem muito pudor. O personagem principal não é herói (apesar de virar o mocinho na continuação, de 2000) e é perturbado. Foi ao assistir Brat que comecei a procurar por músicas russas. No filme, o ator principal é fã (e passa o tempo todo escutando) uma banda chamada Nautilus, que existe de verdade e toca um rock maneiro. A partir do Nautilus, achei outra banda chamada DDT, com um som mais pesado. Prefiro ainda o Nautilus, a melodia é muito viciante.

Obs: O sistema de cotação dos filmes foi postado no dia 01.12.2007
A imagem foi enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]