Paulo Rebêlo 26 de janeiro de 2008

Título original: Brat
Origem: Rússia, 1997
Cotação: 3.5 / 5

Brat é puro cinema russo e dos bons. E como a maior parte dos bons filmes russos que não viraram “cult” ou queridinhos da crítica (tipo Arca Russa, de 2002; ou Guardiões da Noite, de 2004), Brat é injustiçado no mercado internacional e é até difícil encontrar uma cópia de qualidade para comprar. A minha parece VHS e é no formato 4:3 de tela, ou seja, provavelmente foi alguém que gravou da televisão russa.

O cinema russo é relativamente padronizado. Em geral, são filmes com uma certa carga de tristeza e rancor (alguns são depressivos mesmo) e talvez por isso mesmo sejam bem humanos. Brat é um filme de gângster/policial, mas não tem nada a ver com os filmes americanos de gângster. Pelo contrário, o mais interessante de alguns filmes russos é o jeito anti-americano de fazer filme e, às vezes, até mesmo ironizar Hollywood sem perder a elegância.

Brat é violento, não tem meio termo e nem muito pudor. O personagem principal não é herói (apesar de virar o mocinho na continuação, de 2000) e é perturbado. Foi ao assistir Brat que comecei a procurar por músicas russas. No filme, o ator principal é fã (e passa o tempo todo escutando) uma banda chamada Nautilus, que existe de verdade e toca um rock maneiro. A partir do Nautilus, achei outra banda chamada DDT, com um som mais pesado. Prefiro ainda o Nautilus, a melodia é muito viciante.

Obs: O sistema de cotação dos filmes foi postado no dia 01.12.2007
A imagem foi enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I