Edilberto Sena 8 de dezembro de 2007

(Comentário/ editorial do padre Edilberto Sena no Jornal da Manhã (Rádio Rural AM)

Uma frase atribuída ao mestre Jesus Cristo deveria ser bem refletida pelo presidente da republica -não podeis servir a dois senhores ao mesmo tempo, por que ireis ferir a um ou ao outro, disse o Mestre. O Sr. Lula da Silva vem cometendo esse erro desde que assumiu a presidência no 1º mandato. Por causa disso já perdeu companheiros, amigos e já fez muitos inimigos, desiludiu uma grande massa de militantes do passado. Agora corre o risco de destruir toda sua boa reputação dentro e fora do país.

Tudo porque ignorando populações humildes e gente honesta e séria, insiste em mandar fazer uma obra absurda, a transposição do rio São Francisco para satisfazer interesses de alguns grupos. O bispo Dom Luiz Cappio, do sertão da Bahia já tentou de tudo para mostrar ao presidente que aquela obra será um desastre social, econômico e ambiental. Baseado em pesquisas de gente que entende da questão água no Nordeste, o bispo oferece alternativa ao absurdo da transposição do rio. Lula da Silva recusa escutá-lo. Dom Luiz Cappio fez uma greve de fome de 11 dias para dizer ao presidente que o caso é sério e ele precisa usar a razão e não os interesses mesquinhos de grupo.

Lula da Silva, na primeira greve de fome do bispo, aceitou o diálogo, aquele parou a greve, mas tudo era mentira, como disse o bispo. O presidente tentou iludir uma pessoa séria e honesta. Em vez de parar de vez o projeto, logo depois mandou o exército continuar a transposição do rio. Agora o bispo decidiu -ou o presidente manda parar de vez a transposição do rio São Francisco ou Dom Luiz Cappio fará greve de fome até morrer, se for o caso. Já está no oitavo dia da greve. O presidente não pode brincar com coisa séria e nem mentir pra gente honesta, ainda mais um bispo comprometido com a vida de seu povo.

Lula da Silva, o presidente será responsabilizado pela morte do bispo, caso isto venha a acontecer. Não adianta bancar o durão e dizer que quem manda no Brasil é o presidente e não um bispo. Não adianta dizer que bispo tem é que cuidar de rezar e ficar na igreja. A morte do bispo poderá causar uma onda de violência muito grande, pois muita gente, não só da diocese dele, mas do país inteiro está a seu lado.
Lula desta vez vai ter que pensar na frase de Jesus – não podeis servir a dois senhores porque será odiado por um, ou pelo outro, ou pelos dois juntos.

Desta vez o presidente não poderá mais dizer que tem compromisso com os pobres e fazer a vontade das empreiteiras.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I