Edilberto Sena 8 de dezembro de 2007

(Comentário/ editorial do padre Edilberto Sena no Jornal da Manhã (Rádio Rural AM)

Uma frase atribuída ao mestre Jesus Cristo deveria ser bem refletida pelo presidente da republica -não podeis servir a dois senhores ao mesmo tempo, por que ireis ferir a um ou ao outro, disse o Mestre. O Sr. Lula da Silva vem cometendo esse erro desde que assumiu a presidência no 1º mandato. Por causa disso já perdeu companheiros, amigos e já fez muitos inimigos, desiludiu uma grande massa de militantes do passado. Agora corre o risco de destruir toda sua boa reputação dentro e fora do país.

Tudo porque ignorando populações humildes e gente honesta e séria, insiste em mandar fazer uma obra absurda, a transposição do rio São Francisco para satisfazer interesses de alguns grupos. O bispo Dom Luiz Cappio, do sertão da Bahia já tentou de tudo para mostrar ao presidente que aquela obra será um desastre social, econômico e ambiental. Baseado em pesquisas de gente que entende da questão água no Nordeste, o bispo oferece alternativa ao absurdo da transposição do rio. Lula da Silva recusa escutá-lo. Dom Luiz Cappio fez uma greve de fome de 11 dias para dizer ao presidente que o caso é sério e ele precisa usar a razão e não os interesses mesquinhos de grupo.

Lula da Silva, na primeira greve de fome do bispo, aceitou o diálogo, aquele parou a greve, mas tudo era mentira, como disse o bispo. O presidente tentou iludir uma pessoa séria e honesta. Em vez de parar de vez o projeto, logo depois mandou o exército continuar a transposição do rio. Agora o bispo decidiu -ou o presidente manda parar de vez a transposição do rio São Francisco ou Dom Luiz Cappio fará greve de fome até morrer, se for o caso. Já está no oitavo dia da greve. O presidente não pode brincar com coisa séria e nem mentir pra gente honesta, ainda mais um bispo comprometido com a vida de seu povo.

Lula da Silva, o presidente será responsabilizado pela morte do bispo, caso isto venha a acontecer. Não adianta bancar o durão e dizer que quem manda no Brasil é o presidente e não um bispo. Não adianta dizer que bispo tem é que cuidar de rezar e ficar na igreja. A morte do bispo poderá causar uma onda de violência muito grande, pois muita gente, não só da diocese dele, mas do país inteiro está a seu lado.
Lula desta vez vai ter que pensar na frase de Jesus – não podeis servir a dois senhores porque será odiado por um, ou pelo outro, ou pelos dois juntos.

Desta vez o presidente não poderá mais dizer que tem compromisso com os pobres e fazer a vontade das empreiteiras.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]