Paulo Rebêlo 15 de dezembro de 2007

Título PT-BR: Ghost Dog
Origem: EUA, 1999
Cotação: 3.5 / 5.0

Eis o terceiro filme que recomendo do Jim Jarmusch, depois de ‘Flores Partidas’ e ‘Café e Cigarros’, ambos já comentados aqui no cinessauro. Apesar do subtítulo – Ghost Dog, the Way of the Samurai – não se trata de um filme de ação, nem de samurais. Apenas que o personagem principal, do oscarizado Forest Whitaker, é um assassino para a máfia que, diferentemente dos demais, segue um rígido código de conduta e filosofia, baseado no Bushido, o código dos samurais.

Ghost Dog é um filme introspectivo, teve boa repercussão em festivais e amostras alternativas, mas pouca bilheteria- principalmente nos Estados Unidos. Americano é um bicho complicado, chegam a dizer que a sinopse de Ghost Dog é “os Estados Unidos pela visão de um samurai afro-americano”, o que não tem absolutamente nada a ver.

Para quem já leu algo sobre o Bushido, é interessante notar as várias referências durante o filme, boa parte delas ocidentalizada. Por exemplo, o sepukku (suicídio ritualizado, com a espada) é mostrado com os mesmos padrões, só que com bala de revólver.

Obs: O sistema de cotação dos filmes foi postado no dia 01.12.2007
A imagem foi enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]