Edilberto Sena 15 de dezembro de 2007

(Comentário/ editorial do padre Edilberto Sena no Jornal da Manhã (Rádio Rural AM)

Aluno nota 10 ganha prêmio na escola, essa é uma das notícias de hoje. Quem criou essa premiação com certeza fez com boa vontade, no intuito de estimular os e as alunas a se dedicarem aos estudos. Premiar os mais na escola, mais inteligentes, mais dedicados, mais comportados. Esta estratégia, dentro do mundo em que se vive hoje, onde quase tudo é negócio, competição, disputa, até que é comum . Mas nem tudo que é comum é normal.

Na escola, lugar de educação, formação de caráter, além da instrução, não fica bem, nem é sadio provocar mais uma competição entre os e as alunas. Fazer isto é colocar a turma toda em um ringue de boxe, num campo de batalha. Aí vem uns vencem e outros são vencidos. Estimula o orgulho e a vaidade de uns, enquanto provoca inveja e baixa estima de outros. E ainda corre o risco de cometer injustiças dentro da escola. Ganham nota 10 e recebem um prêmio o João e a Maria; mas o Antonio e a Teresa que tiraram nota 9 não ganharam nada? Porque não são nota 10, imagine!

E a Ana que tirou nota 8, ela vai mal nos estudos? É preguiçosa? Por tudo isso é que não é educativa a estratégia do aluno nota 10 ganhando prêmio. É entrar no jogo da sociedade de guerras, dominações e até destruição entre seres humanos. Já não bastam os noticiários dos meios e os filmes da televisão? Afinal, a escola não é lugar de cultivo de valores humanistas? Não é para ali que os pais confiam de mandar seus filhos afim de serem gente de bem e que seus talentos serão cultivados?

Mas, dirão alguns, se não se fizer assim, com o aluno nota 10, os e as alunas não se esforçam, não se metem nos estudos.

Será que esta é a solução? Não será que a escola precisa rever seu método educativo? Será que a didática utilizada é a melhor? Instruir para o mercado de trabalho é uma coisa; educar para a vida é outra bem diferente. Premiar o aluno nota 10, além de não ser educativo, certamente a escola cometerá injustiça com o aluno nota 9 que ficará
triste com inveja porque perdeu. Perdeu o quê?

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]