Paulo Rebêlo 8 de dezembro de 2007


Título em português: Flores Partidas
Origem: EUA, 2005
Cotação: 4.5 / 5.0

Tenho uma queda por filmes que me identifico de alguma forma. E quase me jogo pela janela com medo (ou certeza) de me transformar no Don Johnston, personagem do Bill Murray.

Flores Partidas é o melhor resultado de Jim Jarmusch, um diretor de poucos filmes e responsável pelos também ótimos ‘Café e Cigarros’ (2003), ‘Ghost Dog’ (1999) e ‘Down by Law’ (1986), que são os três filmes que eu recomendo para todo mundo. Flores Partidas, contudo, é bem diferente dos demais.

Bill Murray fez história no cinema americano com comédias, mas nos últimos anos mostrou-se muito melhor em papéis mais dramáticos/depressivos, como foi o caso da estréia de Sofia Coppola em ‘Lost in Translation’ (2003), também muito bacana.

Flores Partidas conta com um elenco coadjuvante de peso – a francesinha Julie Delpy, Jeffrey Wright e até a Sharon Stone, que não aparece nua – mas o filme é mesmo do Bill Murray.

Uma das boas sacadas de Flores Partidas é estar aberto a várias interpretações ao final. Mas, depois de pensar um pouco, você termina por entender que a ’solução’ do final é o menos importante, o que vale é o desenvolvimento do personagem e os encontros dele. O ser humano é um bicho complicado, mesmo. Flores Partidas consegue lidar com isso sem entrar no clichê. Este aqui vai para a lista de recomendados, sem dúvida.

Ah, e antes que esqueça, a trilha sonora também é de primeira linha, com destaque para a primeira a música: ‘every season has an end’. Que é a cara do filme e a de muita gente.

Obs: O sistema de cotação dos filmes foi postado no dia 01.12.2007
A imagem  foi enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]