Viver é uma vocação, um chamado. A primeira vocação, o primeiro chamado é o chamado à vida. Portanto, chamados à vida, somos, ao mesmo tempo, convidados a percorrer um caminho, fazer uma caminhada. Aliás, uma longa e exigente caminhada, marcada pela experiência de Páscoa, pela dinâmica pascal: entre sombras e luzes, sinais de morte e de vida, cruz e ressurreição… A dinâmica de Deus, o autor da vida, porém, sempre nos prova que a última palavra é da Vida, da Luz, da Ressurreição. Essa verdade nos enche de ânimo para enfrentar os obstáculos e ultrapassá-los. Lança-nos em direção à meta que temos diante de nós, a exemplo de Paulo e do profeta Elias: “Lanço-me em direção à meta, em vista do prêmio do alto, que Deus nos chama a receber em Jesus Cristo” (Fl 3,14). “E [Elias] continuou a caminhar mais um dia pelo deserto. Por fim, sentou-se debaixo de uma árvore e desejou a morte, dizendo: ‘Chega, Javé! Tira a minha vida, porque eu não sou melhor que meus pais’. Deitou-se debaixo da árvore e dormiu. Então um anjo o tocou e lhe disse: ‘Levante-se e coma’. Elias abriu os olhos e viu bem perto da cabeça um pão assado sobre pedras quentes e uma jarra de água. Comeu, bebeu e deitou-se outra vez. Mas o anjo de Javé o tocou de novo e lhe disse: ‘Levante-se e coma, pois o caminho é superior às suas forças’. Elias se levantou, comeu, bebeu e, sustentado pela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até o Horeb, a montanha de Deus” (1 Rs 19, 4-8).

O próprio Jesus, ao ser enviado a este mundo, tinha uma meta, uma escolha clara: realizar a redenção da humanidade, realizando a vontade do Pai, conforme a palavra do Salmo: “‘Aqui estou’ – como está escrito no livro – ‘para fazer a tua vontade”‘(Sl 40, 8-9). Para isso, Jesus teve que percorrer um longe e exigente caminho que foi da encarnação até a morte e, por esta, à ressurreição.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I