Luiz Moura 25 de outubro de 2007

Muitas congregações religiosas dedicam sua vida, na Igreja, à missão de educar; a congregação das irmãs de Santa Dorotéia não é uma exceção. Fundada por Santa Paula Frassinetti (1809 -1882) esta comunidade de religiosas anuncia em várias partes do mundo as sementes da simplicidade, da alegria, do encantamento e da liberdade. Para Paula, educar significa deixar-se possuir pela pedagogia do evangelho que leva a pessoa, a descobrir que é amada por Deus; na prática, sua pedagogia se traduz em “educar pela via do coração e do amor”. A pedagogia de Paula nasce no contexto da Itália do século XIX mas chega até nós com muita pujança, sempre atualizada nas mais diversas partes do mundo pelas irmãs dorotéias, professores, leigos e educadores populares que trabalham em escolas, comunidades inseridas no meio popular, paróquias e ensino superior. Uma das marcas fortes da pedagogia de Paula é o diálogo: escutar o outro e se fazer ouvir. Assim fez durante a vida inteira mantendo correspondência ativa com suas irmãs. Segundo os estudiosos de Paula, a educação cristã, assume como sua maior missão, a responsabilidade pela formação e a priorização dos valores humanos na sociedade; justiça e respeito são revigorados numa prática à luz do evangelho, em que a pessoa é considerada como parte importante no projeto de Deus. O espírito doroteano, característico do projeto educativo da FAFIRE, mostra a necessidade fundamental de abertura ao outro inspirado na experiência evangélica da solidariedade.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]