Por que estudar filosofia?
Com certeza essa é uma pergunta que deixa triste muitos que dela sobrevivem. Isso porque tal questionamento nos põe uma dúvida da real necessidade e importância de estudá-la.
Não quero aqui dar respostas ao primeiro questionamento. Quero apresentar um tema que vem dar uma razão do estudo dessa disciplina: a imaginação.

Iniciando pela pergunta o que é imaginação, tento dar uma definição de acordo com o senso comum, elaborado de acordo com o pensamento mais popular.
Trato a imaginação num conceito mais filosófico com suas multiplicidades de definições, fazendo uso de exemplos literários do cotidiano nosso para uma melhor compreensão do leitor.

Desperto no leitor um pensar fazendo analogia entre a realidade com a imaginação a partir da pergunta: o que seria a realidade se não fruto da nossa imaginação?
Não chego a responder a essa questão por acreditar ser a filosofia uma disciplina sem respostas exatas, por isso fica na responsabilidade do leitor elabora sua própria resposta, uma vez que já dizia o saudoso Raul Seixas: “Não tem certo, nem errado todo mundo tem razão. O ponto de vista é que é o ponto da questão”.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I