O Chinês acredita naquilo que é conhecido como os três tesouros:
JING, TCHI e SHEN
Segundo a Medicina Tradicional Chinêsa(MTC) o Tchi é a energia vital que tudo permeia e nos proporciona vida(não confundir com Deus já que dele vem essa energia). Shen é o espírito àquele que anima a matéria e Jing a essência.

Basicamente existem dois tipos de Jing, o Jing Qi adquirido e Jing Qi inato, o inato é aquele inerente a nós, nascemos com ele ao herdarmos de nossos pais, muitas vezes é de um Jing Qi inato de qualidade não boa que se iniciam as mais diversas patologias(MTC) já o adquirido é produzido a partir daquilo que comemos e da nossa respiração.
Consideremos que um indivíduo tenha nascido de pai alcoólatra e mãe viciada em cocaína, o Jing Qi inato dessa pessoa não é dos melhores, poderíamos pensar que estaria fadado a carregar consigo por toda vida uma energia viciada e de qualidade não muito boa, porém, é através do Jing Qi adquirido que podemos mudar isso.

A energia dos alimentos só pode ser aproveitada por nosso corpo energético após processada pelo BAÇO, o qual produzirá o Gu Qi, mas ainda assim não está pronto para ser utilizado por nosso organismo, sendo então impulsionado pelo Baço até os Pulmões.
Os Pulmões no ato da respiração produzem uma energia chamada Kong Qi, é essa energia que reagirá com o Gu Qi do Baço produzindo a energia que irá melhorar ou piorar nosso Jing Qi inato, exato PIORAR, por que a produção de um bom Jing nos deixa claro que dependerá não só de boa alimentação mas também de boa respiração, e boa respiração não significa apenas ar de boa qualidade mas também respiração realizada da maneira correta, o que o oriental de uma maneira geral chama de respiração abdominal profunda.

Inúmeras são as formas de se desenvolver bons hábitos alimentares, e tão numerosas quanto essas são as técnicas onde são desenvolvidas as maneiras de uma correta respiração, tais como Tai Chi Chuan, Yoga, Chi Kung, Aikido etc.
Podemos resumir tudo da seguinte maneira, coma bem, e de forma saudável, ou seja, não só aquilo que te agrade o paladar mas aquilo que seu organismo necessita e busque aprender a respirar da maneira correta um ar saudável.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]