A Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE é uma instituição de direito privado com autonomia patrimonial e administrativa, mantida pela congregação de Santa Dorotéia do Brasil presente no Brasil há mais de 100 anos.
É uma instituição católica de ensino superior que atende a um público plural de qualquer credo, ideologia ou condição social. Geograficamente situada no coração do Recife procura, ao lado de outras faculdades igualmente católicas, exercer a função a que se destina seguindo a intuição pedagógica de Santa Paula Frassinetti, fundadora da Congregação das Irmãs Dorotéias.

Para quem ingressa, FAFIRE é um espaço de convivência e reconhecimento, tanto em seu aspecto físico quanto em seu aspecto metodológico e deve estabelecer relações estreitas em seu entorno social. Enquanto ambiente, há o esforço para que seja um espaço do bem estar, do prazer, da alegria e da espiritualidade. Antes de conceber a FAFIRE como uma oficina de treinamento ou uma fábrica de produção de técnicas, de futuros cientistas ou de qualquer outra profissão da sociedade, busca ser ela um espaço aberto em todas as direções e espaço crítico da pessoa humana e da sociedade em que se insere. Aqui os gestores inspiram iniciativas destemidas de professores e alunos, pois a gestão não está separada da ação pedagógica.

Fundada em 1941 – é uma das mais antigas da cidade – vem desenvolvendo ininterruptamente até hoje, suas atividades buscando guardar fidelidade à mais pura tradição da Igreja e da Congregação. Sem fins lucrativos, contribui para o desenvolvimento cultural e social da região através da formação de pessoas e de profissionais qualificados.
A FAFIRE é composta de uma direção geral: diretora e vice-diretora; conselho diretor composto de diretorias adjuntas: Administrativa, acadêmica, pós-graduação, jurídica e extensão e um conselho de departamento formado pelos diretores de departamentos e responsáveis de setores importantes da faculdade. Esta composição administrativa tem a finalidade de fazer fruir, com normalidade, o funcionamento acadêmico para aproximadamente 3 mil alunos. Os dirigentes promovem o bom andamento da faculdade através de uma atitude serviço como exigência de evangelização impedindo assim, que reine espírito de competição, busca de cargos e promoção de si mesmo. A autoridade assim, é entendida com forma de fazer crescer a pessoa e a comunidade acadêmica.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]