Sócrates escreveu acima da porta de sua casa, onde ensinava filosofia aos seus discípulos: “Conhece-te a ti mesmo”.
Esse princípio não foi ultrapassado como possam imaginar. Pelo contrário, continua válido até hoje, pois só na medida em que nos conhecermos profundamente, teremos a capacidade de conhecer melhor os outros e a realidade que nos cerca.

Dificilmente nos fazemos esta pergunta: “Quem sou eu?”. Temos medo e vergonha de um confronto com a nossa verdade. Por isso, fugimos, preferindo viver na ilusão. Mas quem vive na ilusão não consegue ser feliz.
Por outro lado, arvoramo-nos em saber quem são os outros, arriscando-nos até a fazer comentários e críticas. E isso é muito fácil e perigoso ao mesmo tempo.

No exercício do ministério da escuta, o que faço sempre com muito carinho, um dia fui procurado por um jovem já casado que, durante a nossa conversa, não falou de outra coisa a não ser de desgraças, coisas negativas, principalmente de si mesmo. Ouvi tranqüilamente e a seguir lhe falei: diga-me agora algumas qualidades suas e alguns fatos bonitos de sua vida e que marcaram a sua história. E sabem o que aconteceu? Ele não conseguiu.

A principal tarefa da existência humana é SER FELIZ e essa tarefa começa quando assumimos nossa história, nossa verdade com suas contradições e diferenças. Só assim teremos a necessária serenidade para caminhar e realizar essa tarefa.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I