A experiência do Colégio Estadual Úrsula Catharino

O ideal da educação é que o Ensino Público fosse o melhor em todos os sentidos, pois é o dinheiro do imposto de todos que está ali respondendo a uma necessidade das mais básicas que é a educação. Mas, na prática, todos sabemos que não é assim e conhecemos as razões que criam essa descrença no Ensino Público. Por outro lado, há algumas ilhas que mostram que é possível realizar e oferecer um bom serviço em termos de educação e que seja de boa qualidade. Estou aqui me referindo ao Colégio Estadual Úrsula Catharino, localizado na Piedade e que fica em frente à igreja de S. Raimundo. Ele está sediado num antigo sobrado com mais de 150 anos e que foi doado ao Estado pela família Martins Catharino, precisamente pelo Sr. Bernardo Martins Catharino, um homem de grandes posses, e isso foi feito no ano da morte de sua esposa a senhora Úrsula Catharino. Lá foi a primeira residência da família;depois eles se mudaram para o palacete da Graça , onde funcionou a Secretaria de Educação, depois foi Conselho de Cultura – é onde hoje está implantado o Museu Rodin. O Grupo Escolar Úrsula Catharino foi inaugurado no dia 1º de novembro de 1929 e se tornou o primeiro Grupo Escolar da cidade de Salvador, sendo esse fato registrado na fachada da Escola até os dias atuais.. Naquela ocasião foram chamados os filhos dos doadores, a senhorita Henriqueta e seu irmão Alberto Catharino, para descerrarem os retratos dos pais, que ainda estão no atual Gabinete da Diretoria.

A cerimônias teve a presença especial do Governador Vital Soares, que foi cercado de todo o seu secretariado . Também estava o Prefeito da Capital, o Diretor de Instrução, membros dos Poderes Legislativo e Judiciário, e, naturalmente, professores, alunos e funcionários.
Para a família Martins Catharino essa doação foi a mais significativa, primeiramente por ter sido a primeira moradia da família, mas sobretudo, pela memória da esposa que ela conservava ¿ era como um lugar sagrado com recordações de sua vida de trabalho e das horas mais felizes do seu lar, quando estava ainda viva a esposa, considerada uma mulher de grandes virtudes.Por isso mesmo, alem de doar a casa, ainda foi encaminhada uma quantia para efetivar a reforma e adaptação para a futura escola.
E essa memória tem sido preservada com dignidade por aqueles que compõem essa família educacional, especialmente, pelo seu atual diretor, prof. Adilson Gomes Silva, que lá está desde 1998. Ele como filho entusiasmado de Cachoeira, lá foi diretor no Colégio estadual Edivaldo Brandão por cinco anos e oito meses. Depois aqui em Salvador foi vice-diretor e diretor do Aliomar Baleeiro.

Ao longo de sua existência, o Colégio já ofereceu as modalidades de ensino Médio por um período curto, entre as décadas de 80/90. Atualmente, oferece o ensino Fundamental de 5ª à 8ª série e a Educação de Jovens e Adultos.Na época da inauguração a Escola fora programada para receber 400 alunos, entretanto, hoje, tem 1.045 alunos e não responde à demanda, pois há um número crescente de pedidos de matrícula. A Escola funciona nos três turnos, atuando com vários projetos: Projeto Escola que Faz, Projeto Tecendo Leituras, Projeto 2º Tempo, Projeto Educar para a Igualdade Racial, Projeto de Formação de Platéias ( os alunos e professores estão sempre presentes nos espetáculos oferecidos pelo Castro Alves, Espaço X e outras entidades culturais da cidade), Projeto de Solidariedade( distribuição de cestas básicas para instituições de caridade), Projeto Cultura nas Ruas com Literatura de Cordel, resgate das manifestações culturais populares como a Capoeira, o Bumba meu Boi, Ternos de Reis e realizações de oficinas alternativas de teatro. Recentemente, o Colégio recebeu uma placa do Governo do estado por ter se classificado entre as dez Unidades Escolares cujos alunos apresentaram melhor desempenho no Concurso “O Aluno é um Show”.

Dou meu testemunho a favor desse Colégio pois o conheço de perto- sou até considerado um parceiro. Ali, no meio de todas essas atividades culturais, o Colégio se empenha em dar uma formação integral levando os jovens estudantes a refletirem sobre a fé e numa visão ecumênica.. Há uma parceria com a Paróquia de S. Pedro e, como a Escola está quase “colada” com a igreja do Rosário, frequentemente, o Pe. Aderbal , vigário de S. Pedro, celebra uma missa para os jovens, dialogando com eles sobre a Palavra de Deus. Eu próprio tenho celebrado a Liturgia Eucarística em várias datas da Escol, seja na igreja da Piedade, seja na de S. Raimundo.No último Natal, na ceia para os pais, representantes dos alunos, professores e parceiros, pude dar uma palavra ressaltando a importância dos Ícones bizantinos. Na verdade, o colégio cultiva o espírito de família e, de fato, a família está muito presente – até mães de ex-alunos vêm até essa unidade escolar para participar de suas atividades.Atualmente, o colégio está em reforma e todos sabemos o desassossego que isso provoca. Mas lá se consegue conciliar tudo a ponto das aulas não pararem e as obras estarem em curso.
Atualmente, o colégio está em preparação para, até o final do mês de maio, realizar a Páscoa dos alunos, que é um momento de integração maior para a comunidade escolar.
Dessa forma, o Úrsula Catharino, vai prosseguindo na realização de sua vocação de ser uma escola modelo que faz com que ainda acreditemos que é possível um ensino público de nível, com formação integral.

Professor de Antropologia da Uneb, da Cairu, da Faculdade 2 de Julho. Membro do IGHB, da Academia Mater Salvatoris. Colabora nas Paróquias da Vitória e de S. Pedro. 

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]