Não é fácil tratar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), mas a partir de agora passaremos a explanar sobre alguns pontos que consideramos importantes sobre ela que é bem mais que uma prática médica, já que quando a conhecemos verificamos tratar-se na realidade de um caminho de transformação uma mudança de vida.

O mais antigo tratado sobre medicina já escrito em todo o mundo é o Huang Di Nei Jing sendo sua autoria atribuía ao mítico Imperador Chinês Huang Di, conhecido como o Imperador amarelo que teria reinado entre 2698 a 2599 a.c.
Junto com seu médico pessoal, Chi Pó, compilou tudo que existia na época sobre saúde e o corpo humano dando origem ao Sou Wen e o Ling Shu que são dois grandes volumes desta obra chamada Huang Di Nei Jing.
O primeiro volume o Sou Wen e chamado de o livro das patologias e o segundo livro o Ling Shu o livro da Acupuntura.

Passaremos então a alguns conceitos que consideramos necessários para o entendimento de tudo que será tratado mais adiante:
TEORIA DOS CINCO ELEMENTOS : A MTC acredita que tudo acontece a partir do movimento de interação entre cinco elementos, FOGO, TERRA, METAL, ÁGUA e MADEIRA, aonde a madeira ao queimar nutre o fogo, o fogo ao arder nutre a terra, a terra ao ser nutrida pelo fogo nutre o metal guardado em seu seio e assim por diante.
Se relacionarmos um ou vários órgãos a cada um dos cinco elementos percebemos como torna-se fácil o entendimento de nosso funcionamento fisiológico, por exemplo, se a água nutre a madeira para que essa floresça e se rins são água e fígado é madeira é fácil entender por que é tão necessária a ingestão de água para quem encontra-se com deficiência de energia no fígado em razão da ingestão de bebida alcoólica;

OS TRÊS TESOUROS : Há três substâncias ou energias de imensa importância conhecidas como os três tesouros: Jing(essência), Chi(energia vital) e Shen(espírito).

A ENERGIA VITAL


Nada poderia existir sem ela, não é nada absurdo hoje falarmos de energia seja, solar, térmica, elétrica, heólica, sonora, luminosa, etc. O Chi é o que o Chinês chama de energia vital, sendo conhecida pelo Japonês como Ki, pelo Indú como Prana e até mesmo pelos índios americanos Sioux como Puha.
O Chi está presente em tudo, muito embora seja invisível, no ser humano possue uma parte física que é o sangue ou Xue, como tudo no universo está em constante transformação e é essa transformação que permite os ciclos das marés e da lua, as estações do ano e os nossos ciclos internos corporais.

No ser humano o Chi circula através de canais chamados de meridianos os quais são chamados pelos Chineses de rios de energia. É através da inserção de agulhas finíssimas em pontos desses meridianos que é realizado o trabalho da Acupuntura, já que cada meridiano está de uma maneira geral ligado à um órgão ou víscera e esse por sua vez relaciona-se à uma função. As doenças acontecem quando essa energia circula de forma desequilibrada, seja por deficiência ou por excesso ou até mesmo pela ausência de sua circulação.

PRINCIPAIS ASPECTOS DO CHI

JING : É a essência, nos seres vivos há dois tipos de Jing, o inato e o adquirido.
O inato é aquele que herdamos de nossos pais é que pode ser melhorado ou piorado através do nosso Jing Qi adquirido. Já o Jing Qi adquirido é aquele que assimilamos através de nossa alimentação, portanto, boa alimentação bom Jing Qi.

GU QI : O Chi existente nos alimentos não pode ser assimilado pelo nosso organismo, portanto o Baço tem a função de transformar o alimento em GU QI que é o primeiro estágio de transformação de alimento em Chi, ou seja, Baço ruim, Gu Qi ruim.

KONG KI : Nada mais é do que o ar que respiramos transformado em energia por nossos pulmões, o que nos leva a concluir que não só é necessário respirar um ar de boa qualidade, mas também executar um ato de respirar com qualidade.
ZHONG QI : O Baço envia GU QI para os pulmões e esse ao unir-se ao KONG QI lá contido origina o Zhong Qi o qual auxilia o coração e os pulmões nas funções de controle do Chi, respiração, Xue(sangue), vasos sanguíneos, além de empurrar chi e xue para os membros.

OS DISCIPLINAMENTOS DA ENERGIA
Por tudo que até agora foi visto fica mais fácil entender o por que,
principalmente por parte dos povos orientais como Chinês e Japonês, darem tão grande importância à aspectos tão importantes na formação do Chi, como a alimentação e a respiração.

Da respiração:
Principalmente para o Chinês e o Japonês não existe a prática corporal dissociada da prática do fluxo da energia Chi através da respiração, foi daí que há muito surgiu na China o princípio de prática Nei Chian que são as práticas corporais voltadas para o desenvolvimento dessa nossa energia vital, principio esse que hoje é bem difundido em todo o mundo vindo a fazer surgir práticas milenares até hoje conhecidas, mas também práticas contemporâneas popularmente consagradas. Podemos citar algumas das mais conhecidas como, Tai Chi Chuan, Qi Gong, Lian Gong, todos oriundos da China e Aikido, Kendo, Kyudo, Ninjutsu, esses oriundos do Japão.
O princípio diz que a aproximadamente 05(cinco) centímetros abaixo do nosso umbigo existe um ponto chamado Tan Tien(China) ou como é conhecido no Japão Saika Tanden ou Saika no Iten, onde está localizado nosso principal centro de energia vital e é a partir dele que devemos realizar todo nosso processo respiratório, o que é conhecido como respiração abdominal, ou a verdadeira respiração pois ao contrário da respiração toráxica ela movimenta energia vital e não apenas ar.
É fácil observarmos isso na prática já que é a respiração realizada por qualquer recém nascido nos primeiros meses de vida. O que, portanto, nos leva a concluir que o passar dos anos nos faz desaprender o processo respiratório correto ensinado a todos nós pela natureza.

Da alimentação :

Em segundo lugar, porém não menos importante está a alimentação, para que possamos melhor entender a aplicabilidade da MTC, no processo de alimentação vejamos as seguintes regras:

1 . Tudo do que necessitamos nos é dado pela natureza, não sendo necessário, portanto a sintetização de alimentos.

2 . Os alimentos nos são concedidos em razão de nossas necessidades de acordo com cada estação, portanto os melhores alimentos são aqueles produzidos na época própria.

3 . O princípio dos cinco elementos também são aplicados aos alimentos, ou seja cada alimento cada elemento,cada elemento cada necessidade e cada necessidade de acordo com a natureza de cada órgão.

4 . Nosso corpo é composto de aproximadamente 70% de água e como tal deve ser considerada como seu principal nutriente.

5 . Possuímos um sistema digestório(digestivo) longo, à exemplo dos herbívoros, muito embora sejamos onívoros, ao contrário dos carnívoros que possuem sistema digestório curto, portanto nossa assimilação de bactérias que participam dos processos de decomposição da carne ingerida é infinitamente maior que qualquer carnívoro.

6 . Existe um trinômio que deve representar verdade universal para qualquer ser humano no seu densenvolvimento ativo:
a) Atividade física regular e prazerosa;
b) Atividade profissional não só financeira mas emocionalmente e psicologicamente recompensadora;
c) Alimentação de qualidade.

7 . A primeira refeição do dia é a mais importante e como tal deve ser rica naquilo que de melhor pode a natureza proporcionar.

8 . A última refeição do dia deve ser a mais leve porém prazerosa.

9 . Dar ao organismo o que ele necessita bem mais do que aquilo que nós desejamos.

FINAL DA PARTE I

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]