Constatamos já como rotina, nesta época do ano, os supermercados, mercadinhos e até restaurantes antecipadamente abarrotados dos conhecidos ovos de Páscoa, visando vendas e lucros. Crianças, jovens e até adultos saboreiam, às vezes, demasiadamente a apetitosa guloseima.

A autêntica tradição, porém, é presentear o ovo de Páscoa no domingo de Páscoa.
Muitas e muitas pessoas presenteiam um ovo de Páscoa, entretanto, a maioria não conhece o verdadeiro e profundo significado deste seu gesto.
Homens das mais longínquas épocas e civilizações já o faziam também.
Para se familiarizar com essa tão interessante prática, é preciso saber que o ovo em si sempre foi envolvido de mistério e importância.

Os ovos eram levados às igrejas para serem abençoados antes de consumidos, eram usados em cerimônias fúnebres, como divertimento nos dias em que seu consumo era proibido, como presente em ocasião de nascimento, aniversário, noivado, casamentos, festas agrícolas etc, etc.
Acredita-se que os cristãos comiam ovos na Páscoa porque isso era proibido durante toda a Quaresma, prática contrária às prescrições atuais.

Muito teria o que se escrever sobre o ovo…
Os antigos atribuíam ao ovo O DOM DO TESTEMUNHO de amizade e amor. Eles chegaram à essa concepção, baseando-se no valor da LENDA e da SIMBOLOGIA.
O ovo foi sempre o símbolo da VIDA. É a semente invisível, cuja energia escondida é responsável por todo impulso vital. É, enfim, o símbolo do universo.
Para os ortodoxos, o ovo é o símbolo da fertilidade, despertando a primavera.
Para os cristãos, o ovo de Páscoa, é paradoxalmente, o símbolo da morte e da vida. É realmente aquele ovo pascal que evoca a Páscoa que quer dizer Passagem, das trevas para o esplendor.
É a vitória do Cristo sobre a morte através de sua gloriosa Ressurreição.
Seguindo-se ainda a trajetória do ovo, conta a lenda que Maria Madalena, no dia da morte de Jesus, colocara embaixo da CRUZ ovos que se “avermelharam” com o sangue do Mestre. E depois da Ressurreição ela começou a oferecer às pessoas ovos pintados de vermelho dizendo: Cristo ressuscitou!…
A partir daí, os cristãos começaram também a trocar presentes de ovos pintados de vermelho no dia da Ressurreição.
Depois, essa prática continuou com ovos das mais variadas cores e feitos de madeira, osso, cerâmica, ouro, prata e pedras preciosas. Enfim, surgiu o ovo de chocolate ¿ o nosso conhecido OVO DE PÁSCOA.

Resgatemos o nosso querido e lindo OVO DE PÁSCOA tão grandemente popularizado e tão penosamente vulgarizado!..
Que o nosso presentear e o nosso ser presenteado com o OVO DE PÁSCOA seja um consciente e alegra evocar, sentir e viver a sua significativa simbologia, que é a VIDA, a nossa VIDA, dando-o com gestos de carinho e AMOR.
FELIZ PÁSCOA!…

(autora de Retalhos do Cotidiano)

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]