Todos sabem que a MULHER, em tempos longínquos, foi objeto de desprezo, escárnio, injustiça. Na Idade Média discutia-se até se a mulher tinha alma.
Ela era realmente escrava do homem, do lar, da religião, da sociedade.
Atualmente, as conquistas femininas têm atingido expressivo patamar em quase todos os segmentos da vida humana.
Há ainda, porém, muito a se conseguir, por isso é imprescindível o arregimentar e o unir forças entre as mulheres.
Instituiu-se até um DIA INTERNACIONAL em sua homenagem – 08 DE MARÇO.
Entretanto, o concretizar dessa justa iniciativa foi preço de um sensibilizar humano, evocando um impiedoso holocausto de 129 operárias de uma fábrica têxtil de Nova York, em 1857, barbaramente queimadas, por reivindicarem salário igual aos dos homens e redução de jornada de trabalho.
Enfim, a MULHER é lembrada e reverenciada no mundo inteiro no dia 08 DE MARÇO.
E Caruaru não poderia constituir uma exceção.

Queremos agora, salientar desprentensiosamente, que o justo e público culto à MULHER em sua DATA MAIOR – 08 DE MARÇO – em nossa cidade, nasceu em 1997, de uma abençoada iniciativa e iluminado pensamento nossos, por ocasião do início da nossa vida legislativa nesta ilustre Câmara de Vereadores.
Aproveitamos esta auspiciosa oportunidade para salientar aos nossos caríssimos pares que não deixem a idéia morrer, e voltando ou não a integrar esta privilegiada equipe de edis, gostaríamos e ficaríamos contentes e tranqüilos, se o DIA 08 DE MARÇO permanecer como uma DATA predestinada, eivada de glória e honra, para sempre, em nossa querida Caruaru.
Pois, acreditamos que a MULHER faz jus à reverência recebida e que todos aqui presentes, de modo especial os homens, reconhecem a grande contribuição da MULHER na arte, na cultura, na religião, no lar, na economia, na política, na administração, enfim, na constituição da humanidade.
Portanto, não há motivo, de natureza masculina, de despeito, inveja e dificuldade para o crescimento integral da MULHER.

Evoquemos o imortal Dom Helder Câmara: “A MULHER não é inferior ao homem. A MULHER é diferente do homem”. E juntos, homem e MULHER, dêem as mãos, em busca de um mundo melhor, de Justiça, Paz e Fraternidade.
Reiterando o nosso apelo, prezados companheiros de lutas cívicas, políticas e humanas, permitam-nos exageradamente pedir que preservem e honrem o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, atribuindo-lhes sentimentalmente a importância de um feriado local, nacional, internacional e porque não um FERIADO CÓSMICO?
VIVA 08 DE MARÇO!… VIVA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER!…
VIVA A MULHER!…

(autora de Retalhos do Cotidiano)

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]