Faça-se a luz, o firmamento com todos os astros, a terra com todas as suas plantas e animais, os mares com todos os seres que lhe pertencem¿ A ordem onipotente foi executada com sabedoria e AMOR.
E, assim, o CRIADOR presenteou todos os que fazem a família humana com a grande e maravilhosa morada que se chama TERRA.
Depois ainda os conduziu inteligentemente a ir construindo uma morada adequada à sua vida, acompanhando o progresso da ciência, da técnica, desde a práticas agrícolas, hidráulicas, aéreas, elétricas, animais e até humanas.

A ambição econômica e política, visando uma maior e mais rápida produção vegetal, animal, industrial, comercial e técnica, agride a natureza comprometendo sua integridade, as vida, seu valor, sua autenticidade.
O ar, a água, o solo, as plantas, os animais, as pessoas são vítimas da desenfreada poluição ambiental, através de fatores que prejudicialmente atentam à ECOLOGIA.

Entre muitas outras, podemos citar como práticas nocivas para o MEIO AMBIENTE o lixo, o esgoto, os dejetos químicos e minerais colocados nos rios, o excesso de fertilizantes no solo, o acúmulo de lixo sólido, plástico, papel, metal, vidro, produtos químicos, cuja decomposição leva até cinco mil anos. A RECICLAGEM DO LIXO pode educativamente minorar este tão grave problema e ainda cooperar com a economia dos moradores da localidade atingida.
A incineração e o aterro são também medidas condenáveis.
O desmatamento, destruindo as florestas e os ecossistemas mais ricos em espécies animais e vegetais, constitui imperdoável pecado contra a natureza.
E, assim, o homem, no seu habitat natural, sofre as conseqüências de suas próprias ações.

A falta de água potável é grande preocupação deste milênio.
Segundo estatísticas, mais de 1 bilhão de pessoas já enfrentaram a escassez do insubstituível líquido.
Novas e antigas doenças castigam a humanidade através da contaminação das águas dos rios.
A desertificação, a extinção de espécie da fauna e da flora, o aumento do buraco da camada de ozônio, que situada na estratosfera nos protege da radiação ultravioleta do sol, o desequilíbrio climático, a irregularidade das chuvas, justificada às vezes pelo fenômeno EL NIÑO E LA NIÑA são conseqüências incondicionais do comportamento predatório e irracional do homem.
E o que fazer diante desta tão desoladora e insolúvel realidade mundial?
Arregimentamos força, otimismo e sobretudo AÇÃO e revistamo-nos de uma poderosa couraça de ideal pelo bem de todos.
Salvemos nosso PLANETA, o nosso PAÍS, a nossa cidade. SALVEMOS O NOSSO IPOJUCA!…
E, com certeza, voltaremos à condição de primeiros e privilegiados moradores do PLANETA TERRA, belo e puro, criado por DEUS para TODOS NÓS, IRMÃOS DAS PLANTAS E DOS ANIMAIS E FILHOS DA NATUREZA!…

(autora de Retalhos do Cotidiano)

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]