Brasil!… Meu Brasil Brasileiro!…
Que bom seria se pudéssemos entoar para sempre, com o grande Ary Barroso, este patriótico refrão!… Mas o nosso Brasil está sendo injusta e gradativamente vendido e invadido.
Segundo o PAPA do Direito e do Saber, Rui Barbosa, Deus deixou ao homem três âncoras: o amor da pátria, o amor da liberdade e o amor da verdade. Fiquemos com o último, que é “o mais santo de todos os amores. Os outros são da terra e do tempo. Este vem do céu e vai à eternidade.”
E com respaldo na transcendência da VERDADE, afirmamos que, lamentavelmente, nada ou quase nada os brasileiros têm a comemorar nesse próximo 7 de setembro, que deveria ser a DATA MAGNA da nossa história.
Pois, uma pseudoliberdade e independência e uma clamorosa injustiça nos são impostas. Basta ressaltar as gritantes disparidades de salários entre as classes privilegiadas e os desprotegidos operários, trabalhadores, professores e funcionários públicos.

O sofrimento da maioria dos brasileiros é crucial. Uma completa miséria vive a experimentar. Segundo Dom Hélder Câmara, pobreza é ter apenas o necessário, e miséria é nem isso ter.
A violência e a insegurança, problema aparentemente inexeqüível, levam a população brasileira a um contínuo enfrentar o perigo da morte.
Tudo isso, acrescido da incredibilidade na política e nos seus militantes, ocasiona um desequilíbrio cívico, social, econômico e um lamentável “decréscimo crescente” do patriotismo, sentimento sagrado, prestes a se extinguir.

Há brasileiros, atualmente, que desejariam, se possível, deixar de ser brasileiros, antepondo-se à esta longínqua afirmativa do brasileiro maior Rui Barbosa: ” Se eu não fosse brasileiro, queria ser brasileiro”. Outros tempos!… Outros sentimentos!… Outros homens!…
Época em que nossa TERRA constituía “o paraíso e a Meca para os migrantes de todas as latitudes!” E para nós também!…
Enfim, o Brasil está em crise e crise humanamente irremediável!
O brasileiro está descrente e desesperançoso de tudo. “O Brasil está perdido”, afirmam muitos dos nossos compatriotas.
A Deus, porém, nada é impossível!… TUDO É POSSÍVEL!
Lancemos então, aqui e agora, um confiante DESAFIO!
Que todos os brasileiros ampliem seu CORAÇÃO, “GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA”, cumulem-no de muita esperança e AMOR por nossa PÁTRIA e coloquem este BRASIL, BRASILEIRO nos braços seguríssimos da MÃE APARECIDA e do CRISTO REDENTOR, símbolo irrefutável da nossa FÉ, e, com toda a certeza, a FELICIDADE voltará a ser o mais justo patrimônio de todos nós brasileiros.
BRASIL!… MEU BRASIL BRASILEIRO!… EU TE AMAREI ETERNAMENTE!…

(autora de Retalhos do Cotidiano)

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]