O CRIADOR, na sua insondável sabedoria e infinito poder, concedeu-nos gratuitamente a existência. E arquitetou uma fórmula maravilhosa e única para realizar a procriação humana, com a participação indispensável do homem e da mulher, surgindo assim, as figuras ímpares do PAI e da MÃE, através do sublime sentimento do AMOR.
Detenhamo-nos no “ÍCONE PAI”, fazendo uma retrospectiva histórica quanto à sua posição familiar e social.

De início, era ele, aquela pessoa poderosa e tirana. Só ele mandava no lar, subjugando a esposa e filhos. Era considerado também aquele ser pagante que sustentava a família. Não havia entendimento, carinho, confiança e diálogo pai-filho.
Depois, surgiu o PAI companheiro, que brincava e passeava com os filhos menores e confidenciava com os filhos jovens, dividindo-lhes as alegrias e problemas.
Hoje, na maioria, é o PAI ausente, comodista que se adapta às distorções da época, satisfazendo todas as vontades dos filhos, cumulando-os de presentes e outras vantagens. Alguns pais alimentam a idéia de que assim agindo estão compensando aos filhos “aquilo” que eles não usufruíram na sua infância e juventude.
E assim encaminham erroneamente os filhos para sociedade, para vida.

Que bom seria se os pais sacrificassem alguns de seus interesses egoístas e pessoais em favor de seus filhos, dedicando-lhes mais tempo e presença.
Diz a linguagem popular: “A virtude está no meio”. Então, que o PAI não seja o rigor exagerado do passado, nem a frouxidão perniciosa do presente.
“Aquele que ama o seu filho, castiga-o com freqüência, para que se alegre com isso mais tarde”, diz o Livro Sagrado. Claro que não se deve abusar das penas.
“Educar com rigor doce!” Palavras do grande educador Dom Bosco.
Não há bons filhos, se não houver bons PAIS.
Graças a Deus, há, ainda hoje, muitos PAIS que honram a sua patente familiar, através do exemplo de uma digna vida.
Desses, o filho pode dizer:
PAI, você é o representante de Deus da família. Você é o insubstituível. Você é o primeiro sem segundo. Você é o infalível. Você é o artista do BEM. Enfim, você é aquele que me privilegiou com a continuação de sua vida. Você é a maior bênção de Deus.
para esses PAIS, a nossa louvação hoje e sempre, pois são os autênticos protagonistas da ARTE DAS ARTES que é a ARTE DE SER PAI.

(autora de Retalhos do Cotidiano)

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]