O pagamento de três meses atrasados ia sair naquela sexta-feira. O dinheiro era entregue ao diretor, este pagava no colégio. Uma bolsa grande de couro foi providenciada. O gerente do Banco do Brasil, Guararapes, Moura permitiu o desconto do cheque depois da hora. Dois professores o acompanhavam como guarda-costas. Segundo a ironia, o pagamento se realizaria no sapotizeiro em frente à escola. Depois do pagamento e do expediente, muitos foram aos comes e bebes, numa feliz comemoração. Noite alegre, muita vibração. A música de ficha era a novidade e o ritmo quente era o tyiste. Surgiu, então, um ritmo novo, inventado por um professor: o tufoste. Passes treinados, a radiola se fez silêncio toda a turma dançando.
Lá pras tantas, a despedida. Alguns foram levados, especialmente para as mulheres ciumentas arquitetando os variados álibis.

Cheguei, abri o portão e o terraço sem grade de ferro. Fecho o portão. Antes deixo a bolsa, com o dinheiro no banco lateral do jipe. Abro a porta, na ponta dos pés, deito-me. Sou acordado depois de muito balançado. A ajudante foi comprar o pão, sete horas, e na volta viu a bolsa bem visível, deixada no carro.
Dou um pulo e agarro ligeiro a bolsa. Dinheiro pago, a pagar, troco, tudo cálculo mais cálculo.
O povo, antigamente, era mais honesto?
Pra minha felicidade, tudo estava certo, Já pensou, se fosse o contrário?…

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I