Concordo plenamente e, atrevimento seria pensar diferente, como o LIVRO MAIOR, quando diz no Eclesiástico: quem encontra um AMIGO, descobre um TESOURO.
Equiparo-me a esse felizardo, pois, despretensiosamente, ou melhor, pretensiosamente, quero afirmar neste momento que descobri um TESOURO, encontrando vocês como AMIGOS.
A AMIZADE é maior dádiva concedida ao homem, suplantada apenas pela SABEDORIA.
Não sei a quem parabenizar, agradecer e render louvores por ter instituído o DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE – 20 de julho. Realmente, não sei mesmo de quem foi e nem onde foi que surgiu tão brilhante idéia.
Uma vida sem amigos não é vida. É solidão, é tristeza, é medo, é carência, é pobreza, é insegurança, é silêncio.
Eis o que disse Aristóteles, o grande filósofo grego da antiguidade: “Se nos fosse dado escolher viver sem AMIZADE ou não viver, preferíamos não viver.”
Se a pessoa adoece, busca, com certeza, um remédio, outro remédio, mais remédios para afastar aquela dor que está a maltratar seu corpo. Entretanto, se é a alma que sofre, só há um único remédio: o AMIGO.
O verdadeiro AMIGO se alegra e torce por nossas vitórias e sucessos, não nos critica publicamente e não se decepciona com os nossos fracassos. Encoraja-nos com carinho para futuros acertos. Embora não esteja sempre de acordo conosco, contradiz-nos quando necessário, obrigando-nos a pensar e agir com honestidade.
Há, porém, os pseudo-AMIGOS que oportunistamente querem aproveitar-se de nós. São AMIGOS apenas para a mesa e deixarão de o ser na hora da desgraça, conforme, também, O LIVRO SAGRADO. Esses são chamados vulgarmente “Amigos da Onça”. Fujamos deles!… O AMIGO certo conhece-se nos momentos incertos.
A sinceridade é requisito insubstituível para a legítima AMIZADE, como a prudência é obrigatória na escolha de UM AMIGO e, ainda, não devemos depositar apressadamente confiança nas pessoas. Fazer sempre a escolha com muito equilíbrio e harmonia.
O autêntico AMIGO é um outro EU. Coloca-se sempre no lugar do outro. Ele, mesmo ausente, sente a sua presença e a PAZ que transmite.
Quantas vezes um AMIGO assume dívidas e desatinos do outro – o seu AMIGO, para salvar a sua reputação, o seu conceito, o seu nome.
“Como é bom ter um AMIGO!…”
Ser AMIGO de alguém é melhor ainda!… Como é bom sentir seu afeto!…
Por isso, os pais logo cedo devem encaminhar seus filhos, paralelamente à busca da SAÚDE, à busca da AMIZADE. Estes são dois bens imprescindíveis para um viver feliz.
Cultivemos indefinidamente o dom da AMIZADE, esta emblemática dimensão da felicidade humana.
Queridos companheiros, acredito que diante do que foi falado, está claríssimo que a vivência da AMIZADE constitui o seguro fundamento para o nosso desempenho. Pois, é este sublime sentimento que excluindo toda ostentação, maledicência, vaidade, interesses pessoais, inveja, intolerância, leva-nos à possibilidade de encenar a grande e espetacular peça AMOR-SERVIÇO, espontaneamente escolhida, cujo cenário é a nossa vida e cujos intérpretes são a confiança, a generosidade, o entusiasmo, a ação, tendo como protagonista exclusivo o AMOR, grande AMOR.
Enfim, sejamos AMIGOS para termos igualmente AMIGOS!…
Amemos a todos e, cada vez mais, amemos mais, sem medo de esgotar o nosso cabedal amoroso. Este jamais se esvaziará, a exemplo do homem inteligente e culto que ensina tudo que sabe e no fim ainda sabe o que de coração ensinou.
O homem apenas compartilha o seu AMOR, ficando sempre repleto do BEM, lembrando-se de que quem mais dá, mais adquire. MAIS SE BENEFICIA QUEM MELHOR SERVE e DEUS ama quem dá com alegria.
Para terminar, repitamos:
QUEM ENCONTRA UM AMIGO, DESCOBRE UM TESOURO.
Por isso:
AMIGO É COISA PRA SE GUARDAR DEBAIXO DE SETE CHAVES…

(autora de Retalhos do Cotidiano)

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]