Tive o privilégio de fazer parte da disciplina ANTROPOLOGIA DA COMPLEXIDADE, muito bem ministrada pela Professora Cida Nogueira, gostaria de dizer para vocês, jovens de hoje e de amanhã, se tiverem oportunidade não deixem de fazer esta cadeira, ela há de lhes abrir a cabeça para a necessidade da troca, do entrelaçamento entre as disciplinas, que são parte de um todo, o saber maior, sempre buscado e de difícil alcance, porque a produção do conhecimento é dinâmica e ilimitada. Estamos sempre aprendendo coisas novas. Os recursos cibernéticos e a globalização, todo dia, toda hora, estão acrescendo e enriquecendo o nosso saber.

A interdisciplinaridade é muito importante para o pensamento complexo, pois nos leva a crer que as disciplinas, as ciências e os saberes são complementares, tudo em função do homem, para lhe proporcionar uma vida melhor. Somos uma grande equipe multidisciplinar, onde o resultado, o prêmio é para todos. Isoladamente não nada somos. Temos as mesmas necessidades: saúde, paz e bem estar. Não podemos quebrar a cadeia, a teia, pois corremos o risco de os malefícios decorrentes dessa quebra, que gera o desequilíbrio, se voltarem contra todos nós, ricos e pobres, indistintamente.

Tenham sempre em mente, o respeito pelo outro, pois só há equilíbrio se houver respeito, no seu sentido mais amplo. Nunca esqueçam de partilhar e de se solidarizar com os outros. As trocas enriquecem.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]