O que é mesmo que nós sabemos? Muito pouco…Um pouco ou muito do que estudamos, uma partícula do saber universal… Música, literatura, física, astrologia, genética… São tantos os ramos do saber e há sempre um mundo de descobertas todos os dias… Não conseguimos acompanhar os caminhos que se abrem, os desmentidos do que julgávamos quase dogmas, as portas para novos rumos, o nascimento de uma estrela…

As ciências humildemente reconhecem a cada dia que ainda estão engatinhando, que o universo é um enigma do qual vislumbramos apenas facetas ! Daí entendermos que os verdadeiros sábios são muito pouco ou nada enfáticos em suas declarações… Fazem-nas cautelosamente, depois de anos de pesquisas, de reflexões, admitindo por vezes que ainda não chegaram ao âmago da questão…Procuram estudos já feitos, auxílio de colegas; o resultado final é não raro, fruto de um trabalho de equipe…

Quando nos deparamos com pessoas que se apresentam como “donas do saber”, radicais em suas posições supostamente corretas, é preciso muita paciência para ouvi-las… Além de tudo, elas são pouco interessantes, vivem num mundo só delas , monocórdio e repetitivo… Por outro lado, que gostoso é conversar com quem está sempre disposto a aprender, a “trocar”! É um enriquecimento mútuo, estimulante… Mal vemos o tempo passar!!

Diante da constatação do nosso pequeno saber, a atitude saudável que resta é a de busca e aprimoramento, mas com absoluta certeza que sempre saberemos muito pouco… Que o mais importante não é saber quais as respostas, mas sim quais as perguntas…

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I